29 de ago. de 2016

Trilha sonora para a vida ou para a Colação de grau?? Eis a questão ...



Resultado de imagem para wilson batista
          
          Definir a música que irá compor a trilha sonora pessoal na cerimônia de Colação de grau poderá ser mais difícil do que a escolha do tema ou o orientador do TCC. Inicialmente, buscamos escapar daqueles hits que tocam em todas as formaturas. As tais "canções chavões".
            Particularmente, acho pouco inspirador não aprofundar a pesquisa. A oferta de composições e músicas é tão grande que,  considero "preguiça" não vasculhar o expressivo e valoroso repertório disponível. É mais ou menos, como um dj repetir músicas em festa. NÃO!!! Tem muita coisa por aí.
           Destaco alguns critérios que julgo ser importante na referida escolha. Por exemplo:- a letra da música e seu significado para o formando e não para quem assiste a solenidade (se conseguirmos as duas coisas melhor!!); a melodia - precisa ser agradável ou impactante (dependendo da vontade do formando!); estar afinada com o contexto do Curso e com suas vivências pessoais; expressar algum recado à platéia ou reforçar algum ponto de vista pessoal.
            Não esquecer as coisas de praxe (mídia correta, ponto da música a ser executado, entre outras coisas). Considero fundamental conferir com a produção do evento, se a música tocará no ponto certo. Tal ação pode evitar muitas frustrações em relação a este "pedaço" da formatura.
             Quando parti para a escolha da minha música confesso que, ouvi muita coisa. Todas elas, brasileiras. Não abro mão de entender o que estarei ouvindo. Como tenho limitações em idiomas como o ingles, por exemplo, invisto nas "brasileirinhas". Depois de um mergulho no mundo do samba, encontrei um clássico de Wilson Batista (letra) e José Batista (melodia) intitulado "Meu mundo é hoje", composto no ano de 1963 (nem era nascido, ainda).
            Embora muitos não conseguiram ouvir, acredito que tenha feito uma boa escolha sob todos os aspectos. A letra é forte ..."Eu sou assim, quem quiser gostar de mim...Tenho pena daqueles, que agacham  até o chão. Porque sei que além de flores, nada mais vai no caixão...". E a interpretação??Impecável, na voz da Teresa Cristina e Grupo Semente do Samba.,Todo o cuidado é pouco, afinal não nos graduamos a todo momento e a situação comemorativa poderá ser única.
Querem ouvir?? Por favor....

https://www.youtube.com/watch?v=Kasz2aeY-PI

Quem foi Wilson Batista de Oliveira no mundo do samba?? Compositor carioca, nascido em Campos/RJ no dia 03/07/1913 e falecido em 07/07/1968 autores de muitos sambas conhecidos e interpretados por sambistas renomados.  Era um contumaz vendedor de sambas e não tocava nenhum instrumento, embora fosse afinado, a não ser sua caixinha-de-fósforos. Foi casado e tornou-se pai de dois filhos, embora a vida boêmia o levasse a ficar até três dias sem aparecer em casa, para desespero da esposa. Foi morador da Ilha de Paquetá e costumava chamar a todos de "Major", fazendo o pedido de costume: "Tem um dinheirinho aí pro Cabo Wilson? ". 

fonte:  http://dicionariompb.com.br/wilson-batista/biografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário