24 de jul. de 2017

Carlito Delgado - Precisa apresentação??






















                                                                            acervo pessoal do "moço"
  
                  O Armazém do seu Brasil foi concebido para que pudesse compartilhar algumas estórias do mundo do samba em Porto Alegre. A "organização" das coisas iniciaram lá pelo ano de 2010. Em meio à proposta de cultura, informação e entretenimento surgiu a pretensiosa  ideia de prestar homenagens aos parceiros ligados à temática principal.
                  A lista do "povo" era enorme e optei em escrever sobre alguns para que outros tantos fossem atingidos no prestigio. Tarefa muitas vezes não muito fácil. Enfim, acho que as vezes tem funcionado bem.
                  O escolhido do mês de julho foi o Carlinhos Delgado. Alguém já ouviu falar neste nome?? Para os familiares e mais íntimos é conhecido pelo codinome  de "Limão". Pela acidez? Nem arrisco a perguntar. Para os  seguidores de suas redes sociais ELE surge como um líder motivacional, dos bons!!! É pragmático, bem humorado...e acima de tudo alto astral.
E EU como o conheci?? Há uns 20 anos mais ou menos, fomos apresentados por um amigo em comum para uma viagem à cidade de Pelotas, daquelas coisas que reúnem Futebol, amigos, cerveja e samba. Mesmo que não tenha atuado no campo ou mesmo vestido calção, camiseta e meião de futebol, o sujeito OCUPOU MUITOS ESPAÇOS ao longo da viagem. Ao lado do Adãozinho Cruz e dos demais sambistas o moço cantarolou o tempo todo. Não calou a boca NUNCA. Parecia ter engolido discos inteiros de Jorge Aragão, Fundo de Quintal, Almir Guineto, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho e tantos outros. 
                   Eram dois sambas, seguidos de tres goles e assim foi a inesquecível viagem (ida e volta, claro). Depois de afastados por algum tempo, recebi a notícia que o Carlinhos tinha mudado de domicílio indo morar no RJ, como fizeram muitos conhecidos meus. O cara era um verdadeiro embaixador gaúcho. Acolhia a todos, dava dicas de viagem, oferecia programas de turismos, coisas que sua generosidade apontava.
                Tem um grande amigo nosso, um certo violão de grife dos Pampas que me contou uma passagem de sua vida que ilustra o que digo. O parceiro sairia de Porto Alegre para desbravar o RJ, buscar novos espaços para mostrar seu violão e sua arte. o "Delgado" anunciou o seguinte: "Faz as malas e te joga". O outro gaúcho perguntou: "Onde ficarei lá no RJ". O Delgado respondeu: "Lá em casa, carai...Lugar onde dormir tem, menos no meu berço é claro!!!" Quem o conhece sabe que a resposta é muito própria.
                 Abaixo uma transcrição de uma postagem, onde o Delgado registra a gratidão por um cuidado técnico em relação à pessoa:  "Eu tô há dias com uma coisa na cabeça e não sei como expressar, durante estes meses que sucedem o diagnóstico sempre me vem à cabeça, o filme do tal do Patch Adams, e me sinto bem, nunca havia pensado tanto em como se sente uma pessoa nessa situação. E o que eu fico surpreso é que existe mais de um Patch, existe a Dra Christina Oppermann, pra mim ela nunca prometeu nada, só me disse uma frase que eu nunca mais esquecerei.: "Seu Carlos, vou tratar o Sr, vale a pena." Hoje ainda não temos o resultado final, nem preciso, pra mim já valeu tudo, ganhei, sem dúvidas eu ganhei. Uma pessoa que acredita na outra que trata, que ouve, que presta atenção no ser humano vale tudo. Dra, não existe palavra que dimensione a sua atitude, não me considero seu paciente, mesmo sem ter me parido a Sra é a segunda mulher que me deu a vida. Tratou o ser humano e não a doença. Obrigado, vencemos essa!
Carlos Delgado - 19 de julho às 23:51 · Porto Alegre ·
                 Entenderam o que quis dizer quando falei da generosidade, gratidão e alto astral do moço?? Acompanhe, ainda, mais uma pérola: "Hoje acordei muito contrariado e com a velha mania de questionar as coisas... Porque raios um Hospital chama HOSPITAL DO CÂNCER, não deveria ser HOSPITAL DE PESSOAS COM CÂNCER? Já vou avisando hoje a paciência foi dar uma banda lá nas ilhas Maldivas. Nem vem. Carlos Delgado - 7 de junho · Porto Alegre ...Este deve ser o tal Carlinhos Limão...
                 E as coisas da vida?? Como ELE trata?? Espia só ..."Houve um tempo que se eu não fizesse "os tema" eu ouvia: Espera teu Pai chegar pra tu ver só, nesse tempo eu era rebelde sem causa, queria fugir de casa, morar sozinho, mandar na minha vida. Mal sabia eu que anos depois eu teria tudo isso, só não teria mais aquela voz me dizendo: Faz antes do teu Pai chegar que eu deixo tu ir brincar na rua. A rua agora é toda minha, que saudade daquela voz, daquele cheiro, até das espanadas que levava. É saudade que deixou de ser dor e tornou-se contentamento, é saudade dum tempo que não volta mais. E mãe atirando filhos pelas janelas, afogando em rios ou simplesmente abandonando à própria sorte. A minha nunca me abandonou, nem mesmo nesses momentos mais doloridos que passei. Sei que aonde ela está o olhar dela é pra nós 4, não temos tudo que queremos é fato, mas temos tudo o que merecemos, mesmo em outro plano MÃE eu sinto tua presença. Te amo.
Feliz Dia das Mães! -
Carlos Delgado - 13 de maio 2017
             Em Junho/2017 tive o imenso prazer de compartilhar, na companhia de outros parceiros sambistas do RS, uma gravação de um Programa da TVE - NAÇÃO, em rede nacional. É mole?? O macaco Simão dos Pampas, pela agilidade no momento da piada diria..."É mole, mas sobe!!!" hahahahahahaah
               Dá-lhe, Carlinhos Delgado...em breve, te reencontro em alguma movimentada roda de samba com a sigla do Armazém. Fechado??
Abração,
 Edinho Silva 
 

 



2 comentários:

  1. Grande Carlinhos, meu irmão de farda nos idos de 1988 na 1a CIA de Guardas .
    Meu amigo sim, por ser sincero, direto e reto.

    Parabéns meu bruxo.

    ResponderExcluir
  2. Carlos Delgado , figura ímpar como ser humano, cidadão do Samba , Embaixador Gaúcho....Grande Abraço !!!!

    ResponderExcluir