2 de ago. de 2019

O Armazém também chora...Boa passagem Vera Cardozo

        Acervo pessoal das jornalistas - A Vera Cardozo é a da direita, identificada com a camiseta da Campanha de defesa da TVE e FM Cultura (camiseta branca)

               Posentão...

               Foi através de um amigo comum, Luis Fernando Silva, produtor musical, que fui apresentado à jornalista Vera Cardozo. Na ocasião, entre outras tarefas era produtora do Programa Nação, da extinta TVE e defensora incansável de temas que me agradam bastante.
              De trajetória reconhecida na defesa de jornalismo sério que envolvesse as minorias e lutas associadas à Negritude e coisas do Brasil, formava nos últimos tempos uma "dupla de grife" ao lado da também, jornalista Fernanda Carvalho.
              E foi assim, numa tarde de temperatura fria que fui recebido na sede da TVE para conversarmos sobre a participação do Armazém do seu Brasil no FESTEJADO PROGRAMA NAÇÃO. Imaginem, compartilhar espaços, com outras personalidades entrevistadas.
              Por duas oportunidades registramos as resenhas, a roda de samba e todo material necessário para uma grande edição que circularia pelo Brasil, via Canal Brasil e pelo Mundo nas redes da internet. Assim, rolou na quadra dos Bambas da Orgia e no outro ano, no acolhedor espaço do Quintal Tia Acácia, um dos mais personalizados espaços de samba de Porto Alegre.
              E os resultados das gravações? Não poderiam ser diferentes. Os amigos e espectadores tiveram um primor de material que foi conduzido pela inesquecível Vera Cardozo, desde a captação das imagens nas duas edições até o processo final de edição.
              Sabem aquelas sensações de tristeza que nos abate pela passagem de pessoas queridas que cruzam nossa vida?? Elas não são parentes, nem amigos próximos...mas pela acolhida e generosidade demonstrada nas vezes em que falei sobre minhas coisas dificilmente sairão da minha memória nossos encontros onde falávamos de Cultura Popular, Negritude, Comunicação, Gente e coisas do Brasil em geral.
              A camiseta da TVE, da Campanha de Proteção e Defesa, outra hora pego contigo, mas o adesivo guardarei, assim como as melhores lembranças de convívio.
             Mesmo triste, meus olhos percorrerão a Rua da Praia  na busca em meio à multidão um reencontro imaginário com pessoas queridas como TU. Assim como faço com outras pessoas acrescento mais uma na minha seleta lista.
             Um primo querido, o Toninho Rocha, costumava dizer uma frase bem bacana "Foi muito bom ter vindo neste Mundo e ter te conhecido."

Simples. Bem simples, mas cheio de tristeza e emoção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário