14 de abr. de 2021

Saudade dói....Coisa doida, não? - Um pouco de "Samba do cachorro" por Zé do banjo

 

https://www.youtube.com/watch?v=NmUWM1oqQ9k


      Era do José Carlos de Oliveira - o Zé do Banjo, dos inesquecíveis Samba do Andaraí e Samba do Cachorro, duas rodas de samba ao ar livre que Porto Alegre conhece nos tempos em que era reconhecida como Cidade Sorriso.

       Hoje tá brabo...é Cidade das lágrimas...Putz!!! Mas de tristeza já estamos cansados. Quero escrever aqui na conta do Samba do Cachorro, onde o inquieto Ciriaco "o Cachorro" recebia os sambistas de todas as idades, sexo, classe social, cor da mesma forma. 

      Nossa Cidade não tem mais isso....Rodas de samba ao ar livre?? Para que?? Juntar gente, cheiro de urina, latas e lixos espalhados. Insegurança nas ruas. Quem disse que era isso?? Quem discriminava e sempre estigmatizou o samba, seja com comentários preconceituosos, intolerantes e racistas.

    Descrever as coisas positivas que estes movimentos populares sociais oferecem é a coisa mais simples. Antes da "Pandemia" e do distanciamento social pegávamos nossos trocados e caimos dentro da CVC para comprar passagens para ir ao Rio de Janeiro, visitar as praias e as rodas de samba ao ar livre. E quem disse que Porto Alegre não tem EXCELENTES MÚSICOS, homens e mulhres,  com seus cavacos, seus violões, instrumentos percussivos, seus dançantes e cantantes. Temos espaços locais muito aprazíveis para tais ações.

    "Tá, Edinho...e o charme do Cacique de ramos e sua tamarineira?? O samba do trabalhador e o Moacyr Luz?? A pedra do Sal?? O chopp gelado e o bolinho de feijoada?? " Eu insisto...é só não "arrochar" nos impostos para a cerveja não ir para as nuvens. 

        Parece difícil?? Nada. A preconceituosa Porto Alegre é que não descobriu ou não quer...

    Em breve, o Samuka Guedes "nas coisas do Armazém" para nos contar um pouco da História do Pagode do  Andarai.

        Zé...to com muita saudades tuas, meu chapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário