23 de ago. de 2021

EU também sou Vila Brasil....\0/\0/\0/\0/\0/ desde pequeno, assim como a Lúcia

 

                                         Acervo da familia Vila Maria/Santa Maria/RS


        Posentão...

        Cada vez que lembro da minha querida,, amada e inesquecível Deborah Rosa sinto uma mistura de saudade, dor e tristeza por ter interrompido uma caminhada que seria possível na companhia dela, do Luciano Santos e da Angelica Silva.

        Uma destas coisas seria conhecer de perto a familia da Cassiana e a da "Vila Brasil" - a escola de samba de Santa Maria. Infelizmente, não deu tempo. A vida foi dura conosco. No mesmo momento que participávamos, EU, Cassiana, seu irmão Serginho de um grupo de sambistas, carnavalescos e simpatizantes de diferentes lugares do Brasil a tal fatalidade nos abateu.

        Na ocasião, a Cassiana (lado esquerdo da foto) pensou em afastar-se do grupo, pois entendia que sem a "Debinha" não teria mais sentido a participação dos gaúchos no Coletivo Cultural. Divergindo da opinião dela, relembrei que poderíamos representar a "nossa queridona" naquele espaço de troca de saberes. Ela topou a idéia e falou de todo o trabalho de pesquisa e de fortalecimento que sua familia e seus amigos faziam na conta da "Vila Brasil" e de tudo que a festa popular pudesse assegurar.

        Agora, visualizo uma imagem, ao lado da familia, devidamente uniformizada, que registra beleza, força e resistencia na conta e na  DEFESA DA CULTURA POPULAR.

        Que a pequena Lúcia, filha da Cassiana Marques e do gremista Luciano Almeida, seja ao junto a outros herdeiros e herdeiras as SEMENTES do futuro da Vila Brasil - a vermelho e branco de Santa Maria.

        Um dia EU desembarco por aí...tenham certeza. Forte abraço a todos e todas e VIVA A CULTURA POPULAR e todas as coisas promovidas a partir dela.

                Edinho Silva   


Nenhum comentário:

Postar um comentário