17 de fev. de 2023

Da Série "Jeitos leves de encarar a vida..." - Lembranças inesquecíveis (Boca do lixo)

 

                                                               Imagem meramente ilustrativa

           Posentão...

        A minha biografia próxima ao Mundo dos esportes percorreu diferentes posições. Vivenciei e experimentei diferentes estágios. De organizador de Competições de crianças no bairro, na adolescencia, do campeonatos de futebol de mesa (com meu irmão), de atleta (meia boca) na adolescencia com meus amigos, das atividades de massagista numa equipe semi profissional de Futsal, de assessor de diretoria de clubes esportivos e sindicatos, dirigente, treinador (super amador), torcedor e oficial de arbitragem. Esta última, com graduação pela FGFS, algumas escalas oficiais e muitas partidas nas chamadas "bocas".

        O que eram as tais "bocas"?? Competições que envolviam partidas com equipes amadoras nos finais de semana que além, de boas experiências, rendiam "alguns trocados" para as cervejas e o carninha do final de semana. Meus queridos e saudosos Jaime Eduardo e Paulo Rosa eram meus mentores e "dindos" destes jogos. Nos próximos dias estarei registrando algumas passagens engraçadas deste trio.

        A de hoje, ocorreu numa tarde quente, no ginásio do DEMHAB em Porto Alegre/RS, na etapa semi-final, do Campeonato dos servidores do DMLU. A famosa e disputadíssima "Boca do LIXO" como era conhecida a Competição.

        De um lado da quadra, estava EU, e do outro, em movimentos e movimentação paralela para acompanharmos as jogadas de perto estava o Sandro "feijão". Na mesa, fazendo as tarefas de anotaador e acompanhando de perto, na condição de responsável pela equipe e pessoal da arbitragem escalado para a Competição, estava o Jaime.

        Bem próximo ao local onde estava posicionado, numa disputa de bola, "ligeiramente" ríspida, dois atletas adversários, estranharam-se e quase partiram para "os finalmente". A coisa viraria pancadaria se não houvesse uma intervenção. A equipe de arbitragem, organizadores do campeonato, torcedores  correram para apartar. Os árbitros que estavam próximos buscavam uma linha de diálogo entre os dois brigões. Neste instante, me aproximei e como se tivesse recebido uma "mensagem de algum griô amigo", numa fala baixa ao ouvido...disse aos dois atletas...."Deixem de lado, este baixo astral...erga a cabeça e enfrente o Mal...Agindo assim, será vital para seu coração...é que em cada experiência se aprende uma lição..." Um trecho do samba "Conselho" - Adilson Bispo e Zé Roberto, imortalizado na voz do inesquecível Almir Guineto. Depois de um curto silencio e atenção de todos presentes....A gargalhada tomou conta do ambiente, abraços trocados e a partida reiniciada. Meu querido, Jaime NUNCA MAIS esqueceu desta nossa vivência. Sempre que nos encontrávamos recordava o evento.

        Muito bom tudo isso.    

Das andanças e memórias acerca das arbitragens realizadas em diferentes Competições ao longo de minha caminhada nas quadras de Futsal

Nenhum comentário:

Postar um comentário