28 de nov. de 2014

Quem é do mar não enjoa !! - mais uma de Aracaju



                Em meio a um volume intenso de trabalho existem alguns escassos momentos de folga. Num destes momentos reunimos o staff da delegação gaúcha e fomos conferir uma dica do motorista da van da delegação gaúcha. Conhecer a Praia da Costa, na Barra dos Coqueiro em Aracajú. Um pouco afastado do centro da cidade o lugar era bastante movimentado.
Parte do nosso grupo não simpatizou muito com o local e, tampouco, com a dica do Adilson motorista. Era muita gente. Um "povo de respeito". Tinha de tudo nas areias. Crianças brincando e correndo atrás de uma bola, cadeiras de praia espalhadas, vendedores ambulantes oferecendo suas comidas, bebidas, tatuagens de hena, picolé, pulseiras uma função que lembrava a praia gaúcha de Cidreira em dia de Revellion.
               Sentamos sob a sombra de um grande guarda sol e logo fomos atendidos pelo dono do quiosque próximo dali. O seu Nilton, proprietário do Bar São José. Um senhor baixo, de pele morena e bronzeada,  castigada pelo sol. De forma ágil e afetiva, logo providenciou uns petiscos, bebidas geladas e algumas histórias locais para animar a manhã. Enquanto, dona Deni fritava os peixinhos, eu e o parceiro de delegação Glauco, ouvíamos atentos as boas histórias do mergulhador profissional da Petrobrás há 30 anos. Falou de tudo. De mergulho, de violência em solo, de peixes, de política, de tartaruga (verdadeira aula), licitações públicas, salários supervalorizados, violência urbana, habitações clandestinas, pré-sal e a vida das tartarugas (verdadeiro Projeto TAMAR de conhecimento empírico).  
              Para finalizar a conversa registro uma frase do  moço sergipano ao responder minha pergunta sobre o bairro luxuoso que seria criado nos próximos meses: "Por comemorar com o progresso?? Onde as coisas evoluem, a violência chega junto". "Não gosto, não" - completou o moço do quiosque.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário