10 de dez. de 2014

O cordel de Aracaju - Do Nordeste para o mundo




              Passeando pelo Mercado Público de Aracaju na companhia de um parceiro da delegação gaúcha nos JUBS 2014 , estacionei defronte ao Box do Cordel de propriedade do poeta João Firmino Cabral (já falecido). Atualmente, quem comanda as vendas é seu herdeiro biológico Josué Cabral. Sujeito simpático, de boa conversa, inspirado e grato pela obra de seu pai que lhe sustenta até hoje.
              Por alguns minutos manuseamos diferentes "cordéis", variados títulos e autores até escolher alguns exemplares para trazer aos amigos gaúchos. Em meio a tanto texto algo me chamou a atenção?? O moço, filho do poeta João Firmino Cabral, autor de seu primeiro livreto "Uma profecia do Padre Cícero", um agricultor humilde que, alfabetizou-se no extinto MOBRAL e inspirou-se  no amigo de prosa mestre poeta Manoel D'Almeida Filho, infelizmente não é alfabetizado. Conhece boa parte dos textos vendidos e manuseados, porém sem ter o prazer da leitura. Curioso, não??
            Outro dia compartilho alguns textos do personagem chamado "Seu lunga" - uma figura ímpar. E assim registro mais uma de Aracajú. Quer saber mais sobre o cara do Cordel?? Acessa http://www.recantodasletras.com.br/cordel/1801145

Abraços e boa leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário