23 de jun. de 2015

A batucada que mistura Brasil e Argentina - Seu nome: Ariel Orfano LOPEZ




               Da união entre um homem argentino simpatizante de um bom tango e uma brasileira "sambista da gema", presença marcante em escolas e shows de samba dos anos 90 só poderia resultar filhos apreciadores de uma boa batucada. Estou falando do músico, arranjador, estudioso e percussionista Ariel Orfano Lopez. Sua data de nascimento, suas preferências na gastronomia, suas paixões, sua familia os leitores saberão quando for publicada sua biografia. Agora pode...
               Por hora reservo algumas informações que considero muito interessante para a proposta cultural, informativa e de entretenimento que se propõe o Armazém do seu Brasil. Pois, este cara foi apresentado por um amigo em comum - Didi Ferraz, durante um evento cultural promovido por uma Seção Sindical de Porto Alegre. Aguardando ansioso a chegada do músico Didi, o violonista e vocal, estrela maior do evento, avisto na sua companhia um jovem carregando duas enormes bolsas contendo inúmeros instrumentos de percussão. O "seu Ariel" não brinca em serviço. Quando sai para o trabalho, leva todos os "brinquedos percussivos" que puder.  
               Enquanto esperávamos o início da apresentação musical conversamos animadamente sobre vários assuntos (lógico que grande parte deles envolvendo música, arte, cultura e gente). Fiquei conhecendo um pouco de sua trajetória, que transitava pelos mais diferentes ritmos brasileiros e latino americanos. No seu currículo profissional tem registro de tudo - já tocou em Escola de Samba, conjunto nativista, banda de forró, grupo folclórico, música pop e rock, salsa...é clinica geral mesmo. E os professores e inspiradores!! Na maior humildade, já tomou aulas dos mais consagrados professores gaúchos: do falecido Nery Caveira, do Fernando do Ó, Giovani Berti e de outros tantos.                  Pelo Brasil, também conheceu muito professor bacana.
Num outro dia, circulando pelas ruas do Centro de Porto Alegre nos reencontramos ocasionalmente e tomamos um café para colocar o assunto em dia. Nesta conversa conheci um pouco mais sobre o cara. Suas andanças e domicilio por São Paulo e suas experiências com a música do Nordeste. Sua incursão no novo mundo sertanejo. Suas pesquisas e projetos no "Contexto percussivo latino americano e mundial". Provoquei o moço, perguntando se por ser filho de argentino com brasileira misturava samba com chacarera!! Lógico. Respondeu e faço muito mais. "Tento me organizar para prosseguir meus estudos academicos, aperfeiçoando-me nos ritmos latimos americanos".
Esta é um pouquinho da história do cara que é amigo dos amigos e grato por todas as oportunidades que a vida lhe oferece. Em meio a tantas viagens, shows, palcos e cachês recorda de forma emocionada e grata, o afago solidário de um dos grupos de samba (Sambeabá e seu líder João Marcelo) de Porto Alegre que o APOIOU em momento difícil de recuperação de um problema de saúde enfrentado no passado.
               E o que me faz escrever sobre uma figura que nem conheço tanto assim, mas identifico seu afeto e "brilho no olho" quando conversa e acolhe os amigos!! Sua sinceridade e generosidade. Se hoje, qualquer um ligar para seu telefone pedindo uma ajuda, com ou sem instrumento, falando em meu nome e nas boas risadas que demos durante o apressado café numa cafeteria do Centro. Não tenho dúvida da resposta positiva.
         Quer conhecer mais um pouco do Lopez!! Sintoniza a RÁDIO UFRGS dial 1.080 AM OU Web www.radio.ufrgs.br a entrevista do cara com o comunicador Guto Villanova, no dia 01\07, às 20h30min. O entrevistado promete falar de tudo: carreira, mercado fonográfico, mundo da música, ritmos, sonhos e novos projetos.
Eu ouvirei, com certeza.

Edinho Silva

Informação adicional: A CHACARERA é uma dança do Norte da Argentina tradicionalmente executada com bumbo leguero, violino e guitarra. A dança pode ser realizada em grupo onde os parceiros dançam livremente, circulando entre si. É uma dança de estilo brincalhão, com ritmo, agilidade e diversão festiva. A dança se espalhou em todo à Argentina nas cidades do Nordeste, como Tucumán, Salta, Jujuy, Catamarca, La Rioja e Córdoba, e quase todo o centro do país.

Fonte: http://www.amautaspanish.com/portuguese/destinos/aprender-espanhol-na-argentina/argentina-visao/festival-e-feriados-na-argentina/festival-nacional-de-chacarera-214.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário