23 de jun. de 2015

A irreverência sobe nos palcos da "Acadimia" - Unimúsica 2015



foto: Felipe Diniz


                    Nem tudo está perdido. Em meio a tantas notícias que chegam diante de nossos olhos e ouvidos. Muitas delas nem tão simpáticas assim, a PROREXT/UFRGS e seu Departamento de Difusão Cultural apresenta o Projeto Unimúsica. O desafio de apresentar novidades a cada ano que chega foi contemplado. Se em 2014, no ano em que a Universidade completou 80 anos a agenda foi de primeira linha, em 2015 a qualidade e ousadia manteve-se. Na edição deste ano sob  o título de "Os irreverentes", de forma gratuita, mensalmente chegam no palco do Salão de Atos da Reitoria nomes emblemáticos da irreverência nacional. Na abertura com show de Arrigo Barnabé, em junho, já foi possível ter uma prévia do que acontecerá ao longo do ano. A seleção apresenta nomes para todos os gostos em entrevistas e concertos: Jards Macalé, Wander Wilder, o negro gato Luiz Melodia, Carlos Careqca e o retumbante Tom Zé, na despedida do Projeto.
                  Como anuncia na apresentação do Projeto a coordenadora e curadora do Unimúsica, Lígia Petrucci, a proposta busca propor uma forma transgressora da arte, provocando o pensamento livre e a crítica social através do trabalhos dos artistas escalados "...Nesta segunda década do século 21, parte do mundo assiste, com assombro, a um inimaginável ressurgimento de movimentos de extrema direita e ao recrudescimento de preconceitos e sectarismos de toda ordem. Junto a isso podemos perceber também um certo desgaste da política em suas formas convencionais e uma hipermercantilização de inúmeros aspectos da vida...". Esta proposta, segundo a coordenadora visa a "CELEBRAÇÃO DA INQUIETUDE, O HUMOR E AS BOAS PROVOCAÇÕES".
                   Num outro comentário do jornalista, estudioso e craque na crítica musical, Juarez Fonseca fica evidente a lucidez na proposta no atual momento que vivemos "...  Pelo que temos visto na "mídia", ser irreverente hoje é ser grosseiro, vulgar, brega, ignorante, ridículo, sem graça, boiola, palhaço no mau sentido, bobão, vazio. Talvez precisemos de outra palavra para classificar os "irreverentes" do Unimúsica, pois não se encaixam em nenhuma dessas. Em todos vemos inteligência, crítica com sentido político-social, visão aguda da realidade brasileira e do mundo, humor ácido - mas não desprovido do palhaço no bom sentido, divertido ma non tropo." Juarez Fonseca

             Receita boa, não??  Então te agenda aí...e te joga num baita programa cultural. Melhor que isso, só se fosse 0800...Putz, é de graça! Então tá bom demais!!!
Vem comigo...

Edinho Silva

PROGRAMAÇÃO:  
 
CONCERTOS
11/06 - Arrigo Barnabé
02/07 - Jards Macalé
06/08- Wander Wildner
03/09 - Luiz Melodia
22/10 - Carlos Careqa
05/11 - Tom Zé


http://www.ufrgs.br/difusaocultural/projeto.php?id=183

Um comentário: