30 de jul. de 2018

Música boa do Perú, em nossa casa. Vamos??

         Miguel Ballumbrosio - Agosto - Acervo UNIMÚSICA 2018    
 
 
          Posentão...
 
         A edição do Unimúsica/UFRGS - 2018 apresenta uma proposta requintada, enérgica e ousada aos amantes da boa música latino americana. O título "Tímpano, témpano. Tiempo, tempo" apresenta um seleto cast de artistas latino americanos representantes dos países como Argentina, Chile, Uruguai, Colombia e Venezuela.
         Com apresentações mensais  o Projeto propõe através da produção de músicos jovens, porém comprometidos com toda a herança musical e artística que pouco a pouco se vai desvelando, a partir de diferentes instrumentos, sons, ritmos, linguagens e saberes culturais.
         No texto de apresentação do Projeto a PROREXT apresenta o seguinte ..."O uruguaio Joaquín Torres García publicou, em 1936, a primeira versão de seu mapa da América do Sul “invertido”, recordando que não há como dizer o que está “em cima” ou “embaixo” no espaço infinito e afirmando que nosso norte é o Sul." E finaliza afirmando que "...El tiempo-historia, que nos une en el origen y en el futuro, lo unimos con el tempo-música en este presente." por Benjamim Taubkin/Demétrio Xavier/Leonardo Croatto/Lígia Petrucci.
        Na edição do mês de agosto, a música afro-peruana estará representada pelo músico  Miguel Ballumbrosio, percussionista e zapateador, se filia de modo literal a essa tradição. Filho de Amador Ballumbrosio, uma das maiores referências da cultura afro-andina do Peru, Miguel tem se dedicado a manter vivo o legado de seu pai, difundindo e inovando os ritmos e danças tradicionais como el festejo, el landó y la zamacueca. Fazendo uso de caixas simples – o mundialmente conhecido cajón – ou mandíbulas de animais mortos – a quijada – o pueblo afro andino peruano inventou novas formas de fazer música.
         Mesmo que a cena musical afro-peruana  ainda seja pouco conhecida em todo o Mundo, sua resistência demonstra um poder e uma vitalidade que remontam séculos e tem suas raízes nas sonoridades produzidas pelas comunidades de escravos negros. 
          Meus ingressos já estão garantidos. Tu vais perder?
    
 
Serviço:
Data: 02/08
Horário: 20h
Local: Salão de Atos UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)

Retirada de senhas através da troca de 1kg de alimento não perecível por ingresso. 2 ingressos por pessoa.
Sala 4 do ILEA (Campus Vale) toda segunda-feira anterior ao espetáculo, das 9h às 17h.
DDC - Mezanino do Salão de Atos (Campus Centro), da segunda-feira ao dia do espetáculo, das 9h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário