5 de jun. de 2019

Depoimento sincero - Parte 6



                                             

                                                           Dupla pesada: Mestre Garga e Lady Rô
Depoimento após uma manifestação num encontro com Conselheiros do Conselho Estadual de Cultura num dos auditórios do IFRS/Porto Alegre. 

           "Posentão...”Respeitável público...”

Como afirmei ao final do encontro de ontem quando identifiquei uma oportunidade da aproximação ao universo circense buscava informação nova, conhecimento, energia e conhecer novas manifestações. Não tinha muita clareza em relação às expectativas pessoais. Imaginava algo que “caminhasse perto das estradas do riso e da arte”. Estava enganado. VAI ALÉM! Pode parecer texto de encerramento de um ciclo, uma etapa, de uma qualificação...Não é.

Ao contrário e distante disso, posso considerar que as falas, intervenções, discussões, aprendizados, nariz torcido, riso discreto, aprovação, divergência, expressão de espanto inteiro  da primeira disciplina "História das Artes Circenses", no Curso de Extensão Gestão em Artes Circenses, do IFRS/Porto Alegre criado em parceria com o CEC-RS provou o acerto de oportunizar espaços para ousadia, transgressão, leveza, arte e resistência em nome da arte, do lazer, da Cultura e do entretenimento.

         E assim, um indivíduo que até bem pouco tempo estava na arquibancada, passa (mesmo que no imaginário), através de relatos do “novo coletivo”  sentir-se por alguns momentos em cena, no palco, no trapézio, na pirofagia, na perna de pau, nos malabares, na direção de uma cena, no auto conhecimento, na cartola, na euforia e brilho no olho da palhaçaria.

        Ainda não sei muito bem a dose certa de tudo isso. A certeza que tenho é que identifiquei uma gratificante ferramenta para “encarar os dias cinzentos” do Mundo contemporâneo, suas injustiças e descasos com a História, a Arte e a raça humana. Num espaço de “diferentes atores” o respeito, o afeto, a admiração e o encantamento que as coisas do Circo podem proporcionar a todos envolvidos  REAFIRMO A SATISFAÇÃO DO CONVÌVIO.
                         Edinho Silva, ou quem sabe um dia o Palhaço Beringela?


 
                         Time de grife: Nádia, Doug, Jac e Lipe, colegas gestores

                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário