6 de jun. de 2019

Eu, minha infância e o Circo - parte 1

         



            Posentão ...

         No final dos anos 70, minha mãe, dona Carminha levou-me ao Centro de Porto Alegre para comprarmos materiais para as aulas de Técnicas Manuais da Escola, mais precisamente "tapeçaria".               A grana da familia era curta e deveríamos caprichar nos orçamentos de linhas, agulhas e telas. Sempre que fazíamos estas andanças por lojinhas populares em busca do material escolar acessível, a dona Carminha sempre buscava o menor preço, por várias razões, uma delas era "premiar" seu filhote com um pedaço gigante de bolo de uma movimentada confeitaria da Praça Parobé, junto ao Mercado Público. Eu falei movimentada e não requintada. E o refrigerante vinha junto?? Não, né...o lanchinho era "no seco". Mas era muito gostoso principalmente, a companhia e as conversas com "mainha".
           Depois de muitas caminhadas, encontramos uma loja de bons preços, telas vibrantes e alegres. A escolhida foi a de uma imagem de um simpático palhaço, que nos dias atuais ganhou o nome de BERINGELA.
         Por que minha escolha por uma tela com imagem de um palhaço?? Acredito que tenha sido pelas boas impressões que tinham ficado em minha memória, quando fui com a escola num pequeno circo que passava pela Cidade..Nossa familia não tínha o hábito de ir ao Circo, talvez pelos custos, preconceitos, falta de oportunidades (lembram da estória da grana curta?).
            Manuseando alguns "guardados" em meus armários o que encontro?? A tela, ainda inacabada, do simpático e colorido palhaço. Ou seria uma palhaça? Por que não? Por acaso já assistiram o documentário sobre a palhaça Xamego? SUPER RECOMENDO.
          A vida anunciava que no futuro me aproximaria das estórias e das histórias do Mundo do Circo. E assim aconteceu minha aproximação ao Curso de Gestão em artes circenses, promovido pelo Coletivo de artistas, integrantes da parceria do Conselho Estadual de Cultura  e do IFRS/Porto Alegre. #respeitávelpúblicoEUTOCHEGANDO

      https://www.folhape.com.br/diversao/diversao/artes-visuais/2017/06/12/NWS,30917,71,584,DIVERSAO,2330-DOCUMENTARIO-CONTA-HISTORIA-PRIMEIRA-PALHACA-NEGRA-BRASIL.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário