9 de jul. de 2020

"O tal samba diferente" - Reflexões durante o distanciamento social - Parte 2

                                   Capa do trabalho fonográfico do Grupo Sorriso Maroto


          Eis que chega a segunda postagem...possivelmente, a mais "barulhenta", diria.
       Embora um pouco atrevido em sugerir uma reflexão no momento artístico do "espetaculoso" poeta do samba Arlindo Cruz assumo meu papel atrevido em apresentar um elemento para pensarmos juntos sobre os conceitos de Samba x Pagode (ou Pagodinho, como dizem alguns...) 
         Pois, na composição do samba "Samba é bom de qualquer jeito" apresentado no show do DVD do grupo "Sorriso Maroto", onde um dos compositores Arlindo Cruz (segundo a fonte, https://www.letras.mus.br/sorriso-maroto/274090/ a autoria traz na assinatura Jorge David, Maurição e Arlindo) canta ao lado do vocalista Bruno Cardoso, do Sorriso Maroto o samba que diz numa das partes o seguindo trecho "...viva a nova geração, presta atenção...chega de comparar e sinta a emoção no ar, samba é bom de qualquer jeito...não importa se o SAMBA é NOVO ou de RAIZ...".
         Sei lá...não concordo muito com tal afirmação.
     Queria participar de uma roda de conversa com Pixinguinha, Ivone Lara, Marcelinho Moreira, Candeia, Beth Carvalho, André Renato e quem quisesse chegar sobre as impressões e conceitos de samba. De qualquer acho temerário afirmar que, samba é bom de qualquer jeito.
        Outro dia, conversava com amigos sobre alguns rótulos em nome de produção de show e turnês de artistas brasileiros. Há alguns anos atrás, os "sambistas" Alexandre Pires e o Luis Carlos (Raça Negra) percorreram o Brasil com o show "Gigantes do samba". Num momento próximo, em entrevista o cantor Thyaguinho (ex-Exaltasamba) disse que o samba, a partir do ingresso dele no cenário, havia ganhado novas concepções e formatos. Pode?? Poder, pode...mas não sei se deve.
      O que estariam pensando Wilson Batista, Monarco, Guineto, Cartola, Ivone Lara, Martinho da Vila, Serginho Meriti, Paulo Sergio Pinheiro entre tantos outros e outras?
      Confesso que, fico confuso com letras consagradas do tipo "Toda vez que eu chego em casa, a BARATA da vizinha está na minha cama..." ou "Maltrata de vez, estou com saudades...cigana...". Ou a clássica "...le, le, le, le lá em casa...na cama...tirando a roupa toda...". Não consigo encontrar poesia nestes versos. Talvez seja opinião pessoal...mesmo??
      Quando me perguntam, quais as diferenças que vejo entre Samba de raiz x Pagode?? Como não sou um especialista no assunto, embora tenha lido algumas obras sobre Samba, destacando todo seu valor potente como instrumento e produto Cultural de nosso País, respondo o seguinte: "Costumo ouvir a letra com atenção. A obra do Almir Guineto, por exemplo "Deixe de lado este baixo astral, erga a cabeça e enfrente o mal...que agindo assim, será vital para o seu coração...é que em cada experiência se aprende uma lição..." parece uma conversa entre amigos. Comparar este trecho com um outro de um "samba novo" como "ai, ai, ai...assim mata o papai", do Sorriso Maroto, tema de novela...é brabo, né??
        Naquele momento da "defesa" do Arlindo Cruz (2005), logo depois da gravação do DVD de um dos nomes do "tal Samba Novo", surgiram outras coincidências do show bussines brasileiro. O Arlindo compos o tema de final de ano da emissora, entrou pro time principal do dominical "Esquenta" apresenta pela Regina Casé, participou de diferentes programas musicais da TV Globo sempre em lugar destacado. Enquanto os jovens, viraram sucesso nacional na trilha da novela "Avenida Brasil"...onde os personagens da atriz Débora Nascimento contracenava com o ator Marcos Caruso ao som do "Assim mata o papai...". Sei lá, com dois ou três latões na cabeça e um parceiro violonista, me atreveria a compor alguma coisa igual, não acham? Tenho certeza.
       Insisto...precisamos estar atento aos efeito do show bussines na discussão sobre os novos formatos e o ingresso dos tempos tecnológicos.
        Por fim, na minha opinião, uma roda de samba acústica distante de instrumentos eletrônicos TEM UM VALOR COLOSSAL, confere??
          Até a próxima produção...


https://www.youtube.com/watch?v=VqRdNZgnYQY
Composição: Arlindo Cruz / Jorge David / Mauricao

Nenhum comentário:

Postar um comentário