9 de jul. de 2020

"Um samba diferente" - Reflexões durante o distanciamento social - Parte 1



                                     Imagem da capa do disco de vinil que herdei dos meus pais


         A partir de um acalorado debate e uma saudável troca de idéias provocada pelo camarada Fábio Canalli, gaúcho que, atualmente reside em Uberlândia\MG, profissional da área de produção musical e de carreiras artísticas, apresentou sobre o tema: Significados e novas concepções sobre Samba Novo x Samba raiz x Pagode suas diferenças e suas evoluções. Por alguns dias rolou nas redes sociais debates, opiniões e debatedores interessantes, sobre tema pra lá de relevante.
         A força do debate instigou-me a apresentar elementos e olhares para as discussões. Para muitos, "polêmicas frágeis", para outros, importantes para aprofundarmos nosso debate e trocar conhecimentos. Bora refletir juntos... 
           Ainda na adolescencia, meus pais ouviam músicas nos finais de semana. Rolava de tudo um pouco, boleros, tangos e muito samba. O som vinha de discos de vinil e uma vitrola "meia boca", mas nos divertíamos muito.
      Um dos nomes que ELES amavam era o GRANDE e TALENTOSO Benito di Paula. O cara apresentava-se de brinco na orelha, um figurino diferente e fazia seu som sentado ao piano. Exatamente, um piano no samba.
       Minha "ignorância" (de ignorar) da época olhava com desconfiança o som que o diferenciado sambista fazia ao piano. Imaginava, naquele momento da minha vida, que roda de samba contava basicamente com surdo, violão, cavaco, pandeiro e instrumentos percussivos. Ledo engano, pois suas obras, riquissima produção autoral, atravessaram os tempos sendo até os dias de hoje uma das referências do samba no Brasil.
          Por que a contextualização? Para incrementar a discussão  que pode apresentar diferentes formatos e olhares sobre a diferença conceitual de samba e pagode. 
         Afinal, os gêneros podem ser classificados da mesma forma? Pagode é a mesma coisa que samba?Segundo alguns "conceitos" e opiniões o "Pagode" é uma animada reunião de sambistas, enquanto o samba apresenta uma definição atribuída à Patrimônio Imaterial  e Cultural do Brasil.
       Alguns afirmam que a essência é a mesma, embora tenham mudado algumas melodias e instrumentos musicais usados.
          A conversa rende muito pano...Enquanto isso, o Mestre Benito Di Paula continua colaborando com sua obra e seu piano. Contribuição imprescindível para avaliarmos que a chegada de um instrumento diferente à roda de samba pode colaborar com letras GARRAFAIS. "Tá Edinho, então reconhece que o músico Leandro Lehart, do Art Popular, pode ser considerado um SAMBISTA??" Ah..sei lá, pergunte ao "Pimpolho, que era um cara bem legal....". Desculpem a brincadeira...me confundo também.
         Até a próxima postagem...sobre o assunto   


Nenhum comentário:

Postar um comentário