23 de dez. de 2024

"Cachaça do Malandro" x "Descarrego" - Uma mistura bacana de boas energias e muito AXÉ

 

                                                                             acervo do Terreiro

        ]

        Posentão...

        Foi exatamente no dia 15 de novembro, Dia Nacional da Umbanda, que minha filha Karol Venturela de Oyá, nos convidou para conhecermos o aprazível, acolhedor e simpático "Terreiro Bar Ancestral", bar temático na Cidade Baixa, atual bairro boêmio de Porto Alegre.

        Uma oferta de torneiras de chopp artesanal identificados e homenageando orixás e entidades ligadas às religiões de Matriz Africana, pratos deliciosos e temáticos, preços justos, um atendimento de primeira, uma bela decoração do espaço e uma variada oferta de música brasileira de bom gosto.

        No andar superior do bar, é ofertado um espaço com mobiliário de bom gosto, objetos decorativos e acomodação para 36 pessoas, aproximadamente para eventos sociais e corporativos.

        Ao chegar com a familia fomos recebidos pelos simpáticos proprietários Roger e Helena, que comandam uma ágil equipe de colaboradores. Na oportunidade, comentei sobre um futura parceria entre o "Armazém do seu Brasil" e o "Terreiro" através de um escambo cultural e de ações que promovam a visibilidade de ambas marcas. Assim pude levar uma garrafa de "Descarrego" para que o pessoal do Terreiro pudesse apresentar aos clientes vips da Casa e assim, os mesmos ou as mesmas poderão ser contemplados pelo "banho de descarga" interno que a bebida sugere.

        Reuna os amigos e confira a dica. AXÉ pra geral, SEMPRE \0\0\0\\0\0\\0\0\0\\0


                                                                                    Acervo do Armazém

Serviço do Terreiro Bar Ancestral:

🤞🏽

7 de dez. de 2024

Tem RAINHA no pedaço...é mole? - Danyely Damaceno - rainha do Carnaval de Porto Alegre 2025

 

                                                                 Imagem do acervo do Armazém - Régis Verna


            Posentão...

            O Universo reserva muitas coisas bacanas ao longo da trajetória de cada um de nós. Um pouco de paciência, humildade, trabalho duro e comprometido, sensibilidade, percepção e paixão pelo que fazemos.

            Assim tem sido a construção artistica dos profissionais da imagem. ELE, Chris Rafa, passista de currículo respeitável, atualmente defendendo a Acadêmicos de Gravataí, meu conhecido há mais de 30 anos, me apresentou sua amiga Danyely Damaceno, nossa atual "Rainha do Carnaval", representante da "azul e rosa", a simpática Sereia da Bonja.

            Onde ocorreu este encontro? Num Sarau solidário do Armazém  numa casa noturna localizada no Moinhos de Vento. Não é chique isso?? NOSSO querido "boteco imaginário" tem em sua agenda de amigos, amigas e parcerias, uma Rainha do Carnaval?

            Querida Dany Damaceno que seu reinado seja de muitas euforias, boas energias e vivências inesquecíveis. Um Carnaval cheio de brilho, leveza e alto astral peculiar a quem caminha ao lado do Rafa Souza, o "colibri das avenidas".

                Abraço pra geral e BELÍSSIMO CARNAVAL pra todos nós..../o/o/

                #Pracimaaaaaaa

  



19 de jul. de 2024

Tempos de trocas de energias boas - Que tal um "descarrego diferente"?

 

                                              imagem do acervo do Armazém do seu Brasil

            Posentão...

            Segundo os entendidos "destes paranauês" um bom banho de descarga pode representar uma desimpregnação enérgica, servem ainda para livrar o indivíduo de cargas energéticas negativas. Como habitamos num Planeta atrasado em evolução espiritual, a predominância do mal e de energias negativas são abundantes. Todo este egrégora formado por pensamentos, ações, vão criando larvas astrais, miasmas e todo a sorte de vírus espirituais que vão se aderindo ao aura das pessoas. 

            Por mais que nos vigiemos, ora ou outra caímos com o nosso nível vibratório. Se não nos cuidarmos, vamos adquirindo doenças, distúrbios e podemos até sermos obsediados. Existem vários tipos de banhos, mas o realizado com ervas mostra-se mais positivo.

            No Candomblé e na Umbanda o nome "Descarrego' indica os banhos de purificação ou de descarga espiritual pertencentes a algum santo ou entidade e pode manter o padrão vibracional para afastar o máximo possível os espíritos de pouca luz. 

            No Armazém do seu Brasil o "Descarrego" apresenta-se em forma de bebidinha temática numa composição de cachaça colonial, guaco, alecrim, arruda, pimenta e mel. 

            Em agosto, buscando ampliar as conexões necessárias, na conta de escambos culturais, estaremos distribuindo 12 garrafas a parceiros em Porto Alegre. Quem vem?

Fonte: http://www.centroespiritaurubatan.com.br/fundamentos/banhos-da-umbanda.html

27 de mai. de 2024

Eu acredito na força genética hereditária (inclusive no Mundo da bola) - Parabéns Ian Maciel

                                                                                          acervo do atleta


            Posentão...

            Sempre afirmei que, a genética de talentos humanos sempre foi um bom ingrediente nos resultados. O Ian Maciel Oliveira, um dos filhos do Antonio Norberto (Nenê), figura conhecida nos campos da várzea de Porto Alegre e região metropolitana e da Martha Helena Maciel, irmão do Titi e tio do Juan, acabou de consagrar-se campeão do Campeonato

            Por que eu iniciei a postagem falando em genética? Simples...A boleiragem mora na casa dos Oliveiras. Há muito tempo isto ocorre e agora um campeão internacional. É mole?? Defendendo a equipe do Olimpia, de Honduras.

            Muito merecido...e EU radiante de alegria, tenho um atleta profissional na minha agenda pessoal.

                Parabéns...\0/\0\/\0\/\0\/\0\/\0\/ e muito sucesso na caminhada.
                                               

Minha relação com o Circo e seus personagens

 

                                                   Imagem do Palhaço Arelia - acervo do artista

                Posentão...

                Um dia assistindo uma entrevista com o artista Dedé Santana que contava suas peripécias no Mundo do Circo. Como muitos sabem, o "trapalhão" é originário de familia de artistas circenses. Avô, pai, mãe, irmãos e mais um monte de parentes e amigos.

                Em meio a tanta história divertida, uma em especial, me comoveu muito. A "passagem de seu pai". Na ocasião da estréia do Circo da familia numa cidade do Interior de São Paulo, há poucos dias da estréia dos espetáculos, a liderança daquela troupe morreu. E agora? Cancela a estréia e enterra o "homi"? A mãe não permitiu...vamos estrear e velar o pai de voces...atrás do picadeiro.

                E assim foi...uma risada ao público e lágrimas ao pai, atrás da cortina. Tal situação me instigou a conhecer outra face do universo circense. Seus bastidores e toda a rica e potente força no Universo Artístico. E outra coisinha muito interessante: "Quem cuida do cuidador?? Quem oferece graça aos palhaços, este povo de rosto colorido e de vidas tão duras??

                Foi assim que conheci uma galera "porreta", dos professores aos colegas, que muito me ensinaram sobre esta arte das lonas e fora delas. Sempre que posso, busco retribuir e reforçar todas as coisas legais que o Circo e seus artistas nos oferecem.

                Em momentos tão difíceis de reconstrução como que vivemos...eu, a gente e as coisas do Armazem nos juntamos à Associação do Circo do RS - Circo Sul para buscar apoiar os artistas circenses do Estado atingidos pelas enchentes.

                Bora caminhar juntos...

https://www.instagram.com/p/C7RJSVvOWuk/?utm_source=ig_web_copy_link

Foto do perfil de associrco_rs

OI, gente, bom dia. Passando aqui para divulgar uma campanha de PIX da nossa Associação de apoio somente para os circenses que foi demandada pelos circenses desassistidos. Ajudem a divulgar nas suas redes, por favor. Qualquer coisa, podem falar comigo também para saber mais maneiras de ajudar: 51984272207
Chave pix: assocircors@gmail.com


10 de mai. de 2024

A dor pode ser indescritível, mas a resistência também...Pra cima Ramon e Ateliê 1

 

                                                                       acervo do artista Ramon Ruiz


            Posentão

            O moço da imagem chama-se Ramon Alejandro Ruiz, artista plástico, professor da escola pública, fotógrafo, cineasta, "severino" quando o assunto é alguma idéia de infraestrutura que proteja, divulgue e enalteça as artes, o sempre líder da Associação de artistas chamada Ateliê 1.

            Diria até que, uma figura que identifico como "meu mentor" no Mundo das Artes, das reflexões necessárias, construções de cidadania, estudos e pesquisas sobre as negritudes da América Latina, um provocador de letras maiúsculas.

            Alguns dias antes de mais um encontro para reorganizarmos nossa retomada como pólo promotor de artes diversas em Porto Alegre e Região Metropolitana fomos sucumbidos pela catástrofe climática que tomou conta das águas dos rios no RS. Milhares de pessoas atingidas, centenas de mortes, pessoas desaparecidas, comoção mundial em razão da Capital ter sido invadida pelas águas do Rio Guaíba.

            Pouco tempo, antes de procurá-lo para construirmos estratégias e discussões de como agiríamos como ferramenta de reaproximar e aproximar as artes de todos que precisam recomeçar suas vidas, recebo uma notícia que me entristece muito. A perda irreparável de 13 grandes telas (aproximadamente 600h de trabalho) que compunham a exposição "Todos os tons". As mesmas encontravam-se expostas num local de eventos do Quarto Distrito, um dos muitos bairros atingidos de Porto Alegre. O local ficou submerso.

            E por que não estavam expostas numa Galeria de Arte com toda a segurança devida? Porque como falei no início, do texto, o Ramon e os demais parceiros e parceiras do Ateliê 1 entendem que AS ARTES NECESSITAM e MERECEM estar ao alcance de todos. Parece simples. Concordo plenamente.

            E agora, o que fazer?? Procurar manter a retaguarda do artista para que possa sobrepor a tristeza que o impacta nestes momentos.

            Força, "compa"...Conta comigo e com o Núcleo do Armazém do seu Brasil na retomada, quando for possível.

                            Forte abraço,

                                        Edison Luis




28 de abr. de 2024

Adriano Trindade, o embaixador internacional do Armazém está de volta....

 

                                                                            acervo pessoal do artista


        Posentão...

        Prosseguimos com as promessas de retornarmos com o Armazém "oxigenado", revigorado e com os desafios de compartilhar coisas bacanas através de seus conteúdos.

        Após uma criteriosa reorganização pessoal e conclusão de algumas metas de qualificação artística, nosso embaixador internacional Adriano Trindade, direto da Alemanha, nos dará o prazer de ouvirmos suas impressões e percepções das Artes do Brasil conectando o Mundo.

        Assim apresentando o quadro intitulado "Papo de bamba", o artista de muitos carimbos no passaporte estará dividindo conosco seus aprendizados no Mundo da Música. Como podem observar, pela agenda do cara, vem muita coisa boa por aí, a partir de Maio/2024.

        Sou muito suspeito para RECOMENDAR, mas "como eu se mando"...Colem junto nos próximos programas. Dizem as boas línguas que a reestréia será no domingo do Dia das mães, 12/05. Vamos??

                                  Edison Luis

 


18 de abr. de 2024

"Dodô Ananias" levando para a terra da Garoa, sua arte e seu samba - Voaaaaa, "sambistaaaa"...\0/\0\/\0\/\0\/\0/



                Posentão...

                Em 2021, os responsáveis pelas notícias carnavalescas anunciavam que o Carnaval carioca  estaria recebendo um reforço gaúcho na Marques de Sapucaí. Mais precisamente, o Gremio Recreativo Escola de Samba Academicos da Rocinha que anunciou a chegada do Dodô Ananias, filho do "Nego Edu" e da dona Carmen Ananias, sobrinho do Fábio e da "queridíssima Vanira, para empunhar um de seus microfones no carro de som.

                Depois de uma temporada bem bacana, Dodô prepara-se para apresentar seu talento e sua voz potente na Barroca Zona Sul, a verde e rosa da Baixada Santista. Ao lado do Cris Santos estará "vibrando e energizando" o carro de som da Agremiação paulista.

                Onde conheci o Dodô Ananias? Enquanto apresentávamos nosso Quinteto de samba intitulado Batucada do Armazém, o mocinho acompanhava seu tio Fábio Ananias nas apresentações do grupo. O time era da pesada: Volnei Neves, o timoneiro, Gilmar Dornelles, Dedo Pereira, Fábio Ananias e o Roberto Nascimento. E o Dodô, bem pertinho de tudo isso....multi-instrumentista e bom de cantorias, o mocinho sempre nos intervalos era visto batucando e cantarolando sambas de todos os lugares e épocas.

                Experiente no Carnaval? E como....começou no Esporte dá samba, passou pela Protegidos da Princesa Isabel (São Leopoldo), Fidalgos e Aristocratas, Imperadores do Samba e Bambas da Orgia no RS. Mais tarde, uma passagem na Paraiso do Tuiuti.

                Então que venham os desafios da Terra da Garoa....Felicidades e muito sucesso pra ti, "campeão"

                       Edison Luis  

https://ligasp.com.br/barroca-anuncia-dupla-de-interpretes-para-2025/


13 de abr. de 2024

GENTE BACANA se perpetua em nossas memórias....#MichelonaPRESENTE


         Posentão...

        Nesta noite celebrávamos o Encontro da Cultura, das Artes Plásticas, da Negritude, do "Saravá" e da Brasilidade. Com convidados ilustres tivemos a oportunidade de ouvir os relatos do estudioso, artista plástico, pesquisador, temista premiado Guaraci Feijó, a artista plástica Deja Rosa, direto da Casa Criativa para o Mundo e o artista plástico de reconhecidos pincéis, o internacional Ramon Alejandro Ruiz.

        A imagem registra o aglomerado bacana de pessoas especiais. Entre a tela exposta e o grupo de pessoas, vestindo uma roupa jeans e uma bolsa na mão, estava a professora de literatura, Letras, ativista, artista plástica e "camarada ao cubo" Michele Moura. Foi a primeira vez que a encontrei. Deste dia até bem pouco tempo, pelo menos fisicamente, mantínhamos uma ponte aérea Porto Alegre x Esteio bastante interessante. Colaborou com suas inesquecíveis participações no Armazém do seu Brasil, versão rádio, caminhou a meu lado na Gestão  do Ateliê 1, enquanto foi secretária e tesoureira, foi nossa anfitriã na Escola Planalto, apresentou-nos filhos talentosos, artistas e inquietos (Nic e Lipe). Deixou marcas positivas por onde passou. 

        Por que finalizar o parágrafo com palavras duras? Porque os tempos modernos de Pandemia, mosquitos, comorbidades, tristezas, recomeços, dores e saudades ocuparam espaços em nosso convívio.

Chega de lágrimas de tristeza, né? GENTE BACANA se perpetua....Simples!

#MichelonaPRESENTE    

Rádio "Expresso 51" - Mais uma proposta necessária para potencializar a Cultura e a Arte do Brasil

 


                                                                                    acervo da emissora



            Posentão...
            Aos que me conhecem identificam uma inquietude em buscar novos conhecimentos e aprofundar os que entendo serem novidades aos meus olhos e ouvidos. Potencializar a Arte, Cultura do Brasil, os necessários enfrentamentos aos diferentes preconceitos e ameaças à uma vida mais justa e igual, o respeito à oralidade, aos mais velhos, às crianças, a poesia, a literatura, a música, a negritude e mais uma porção de "cousas" que me identifico sempre trouxe entusiasmo e empolgação.
            Como já percorri mais de meio século de vida, tive o prazer de cruzar o caminho de muita gente que agrega, me ensina, aprende comigo, me oportuniza a pensar, troca reflexões, diverge e ali na frente converge, me provoca risadas, lágrimas...tanta coisa bacana.
            Há alguns meses fui procurado por uma destas pessoas, @luisfernandocampeãosilva que me fez um convite para contribuir com a realização de um sonho antigo - a criação e produção de um programa de rádio web que colaborasse com a divulgação das obras musicais do RS. Atuando neste nicho de produção artística no Estado, já transitou muito próximo de muita gente talentosa da música do RS.                     Sambistas, suingueiros, carnavalescos, compositoras, compositores, cantores e cantoras, grupos de diferentes regiões do Estado. Alguns nomes que ficaram conhecidos Brasil afora, outros nem tanto, porém igualmente, com talentos e trabalhos potentes.
            Então...em meio a um volume de idéias ousadas voltadas a potencializar o SAMBA do SUL e do Brasil a "Expresso 51" chega para juntar-se às propostas de entretenimento, de cultura, lazer, informação e "brasilidades" aos ouvintes. Com a promessa de programas ousados, curiosidades, boas informações, entrevistas, colaboradores culturais de outros "pagos", algo como costumo dizer parecido com uma TROCA DE SABERES de grande dimensão.
            Ao ser convidado para colaborar de alguma forma, impus algumas condições. Entre elas, a de que meu trabalho e meus compromissos com o Armazém do seu Brasil (apresentado todos os domingos na REW) não fosse afetado e muito menos meus Projetos pessoais no Núcleo do Armazém, no Ateliê 1, a associação de artistas que presido. Óbvio que, não foi a resposta da pessoa que me fez o convite.
            Portanto..."mãos à obra"...a partir deste dia 13 de abril de 2024, com lançamento oficial no Bodegas Bar, na João Alfredo/Cidade Baixa, às 19h30min, coincidentemente no Dia Nacional da Mulher Sambista estaremos confraternizando e divulgando as propostas da nova emissora.
            Todos e todas convidadas a nos acompanhar e participar do evento.
Em nome do Samba tri legal do Brasil, 

Edison Luis....do Armazém do seu Brasil                                            

28 de mar. de 2024

Nota de esclarecimento - Tempo de ressignificação e necessárias reflexões no Armazém

 

                                                                  fonte: https://desygner.com/pt/blog/


            Posentão...

            Nem toda a pausa é sinônimo de encerramento de ciclos, né mesmo?? Alguns e algumas ouvintes que acompanham o NOSSO Armazém do seu Brasil, o programa semanal de samba bacana, entretenimento, Cultura, Artes, interatividade, resenhas de nego véio e Brasilidade de montão estranhou as apresentações das últimas semanas.
            O conteúdo continua sendo produzido e organizado com o máximo comprometimento e fidelidade às nossas propostas e convicções. Manter a essencia, ousadia e a forma genuína é o grande desafio e nosso compromisso com que aposta nos nossos sonhos.
            Há cerca de 20 dias ou algo perto disso, busquei junto aos responsáveis pela REW qual seria a razão para nosso programa ter ido ao ar por apenas 90 minutos (habitualmente, rola 120 minutos). Infelizmente, problemas técnicos do sistema ocorreu e não pudemos conectar as músicas escaladas. A direção técnica e executiva da emissora prometeu investigar para retomarmos "o trilho" das apresentações normais. 
            Na semana seguinte, recebi um comunicado informando que os problemas não haviam sido identificados nos levando a reprisar mais uma edição. O mesmo ocorrendo com as cópias e reproduções no spotfy.
            Diante destes acontecimentos e de, uma necessária reavaliação no formato e na concepção, decidi "sair de cena" por um período, espero que breve, para recompormos nossas energias, identificar os percalços e entraves, reorganizar a viagem e ali na frente prosseguir. As reprises são de qualidade bem boa, mas estão disponível na plataforma spotfy, portanto...acabam transformando-se em produtos frustantes.
            Até breve, "Brasileiros e brasileiras"....e um coelho da Páscoa com muito chocolate e samba pra geral.
            Carinhosamente,

                Edison Luis (Edinho Silva), do Armazém do seu Brasil      


5 de mar. de 2024

"Circo é coisa séria" e solidariedade também...

 

Posentão...

Conheci o Filipe Farinha no Curso de Gestão em Artes Circenses, no IFRS/Porto Alegre. Ao lado de outros artistas circenses formávamos um seleto grupo de troca de conhecimentos. Aprendi muita coisa com "aquelas pintas". Baitas professores de Artes e de Vida.

Agora me respondam...Como negar um pedido do Farinha para participar de uma ação solidária?? Impossível, respeitável público...

Bora ajudar o próximo e divertir-se muito. 


DA RUA VAMOS AO TEATRO ....\0/\0\/\0\/\0\/

CIRCO-TEATRO-DANÇA-MUSICA - POESIA NA VARIETÉ SOLIDÁRIA EM

APOIO E SOLIDARIEDADE À MULTIARTISTA NÚBIA QUINTANA


VEM COM A GENTE!

A apresentação acontecerá no dia 10 de Março, às 19 horas, na Sala Álvaro Moreyra(Av. Érico Veríssimo, 307 - Azenha, Porto Alegre - RS, 90160-181)  os ingressos poderão ser adquiridos antecipadamente pelo Sympla e ou no local.

https://www.sympla.com.br/evento/variete-solidario-apoio-a-nubia/2356517 

        Núbia é portadora de uma doença genética rara, que afeta seu sistema nervoso central, causando disautonomia, exaustão e crises de sono, além de pesadelos recorrentes, sonhos vívidos e paralisia do sono frequente.

        Necessita de recursos financeiros para se manter durante um período prolongado de convalescença e também para aquisição de uma cadeira de rodas para sua locomoção com maior segurança.

        Nós artistas estamos reunindo forças para arrecadar fundos para todas as necessidades e procedimentos necessários, pois parece que a primeira etapa dos exames demonstra que terão outras pela frente. A Narcolepsia pode ser só um sintoma de algo mais.

        Nosso objetivo é que nossa amiga possa ter qualidade de vida e, posteriormente, possa voltar a realizar sua Arte.

        Junte-se a nós para uma noite memorável! Sua presença e ou apoio faz toda a diferença!

ARTISTAS:  André Tuiga - Camila Costa - Carol Martins - Carol Mendez - Carlo Goidanch-Carlos Rasch- Claudia Severo - Claudio Veiga -Dominique Martins - Filipe Farinha - Léo do Chapéu - Lu Barros- Mario Pirata - Restinga Crew - Rita Mauricio e Ubiratan Gomes 

ASSISTENTES DE PRODUÇÃO:  Alessandra Carvalho/Elissandra Siqueira/Lucas Escher

PRODUÇÃO EXECUTIVA:

Coop Circo // Corpos & Sombras - teatro e circo // Dupla Gomesninow //Território do Riso

#solidariedade /#artistasderua /#artistasdomundo_/#corposesombras /#música /#teatro/#circo

4 de mar. de 2024

Vitória da Região Metropolitana no Carnaval de Porto Alegre - Que luxo!!!

 


                                                  Acervo do Armazém do seu Brasil - 2016


        Posentão...
    '    A imagem em destaque traz sambistas de Porto Alegre reunidos numa roda de samba no "miolo" da quadra de uma das tradicionais Escolas de Samba de Porto Alegre - Bambas da Orgia. A função foi para realizarmos uma gravação para o saudoso Programa Nação, da TVE, coordenada pela inquieta e talentosa  jornalista Vera Cardozo e apresentado pela jornalista Fernanda Carvalho.
       A data era retumbante, dia 02 de dezembro de 2016, para muitos Dia Nacional do SAMBA, para muitos de nós era uma inquietação, afinal TODO DIA É DIA DE SAMBA. Da esquerda para a direita, podemos visualizar o Rogério Pereira, o Dédo do violão sete cordas, o Silvinho Xavier, cavaquinista "medonho", o Everton "Caixa dágua" Rataeski, a Renata Pires, o Carlinhos Presidente, o Giovani D' Oxalá, o saudoso Nego Lom, a Maria do Carmo Carneiro, o Edinho Silva e a Naná Senna, Tinguerreira e filha do "impactante" Luis Trovão, da Santana. Todos e todas citadas compartilham minha opinião: DIA DE SAMBA É TODO DIA. 
        A querida Naná Sena tão logo foi conhecido o resultado da apuração do Carnaval de Porto Alegre, sempre disputadíssimo e decidido ponto a ponto (Uma característica nacional, aliás) postou que as vitórias, tanto no Grupo Ouro, como no Grupo Prata, por escolas de Samba da Região Metropolitana -Acadêmicos de Gravataí (Grupo Ouro) e Império do Sol (Grupo Prata) provocará muitas reflexões nos formatos e formas de organização das demais. Outro relato ainda, da "queridona" foi o fato positivo de que, não necessitou "bloquear" e tampouco, participar de alongadas resenhas nas redes sociais.
         Mesmo com uma participação bastante tímida em relação ao Carnaval, comparada a mestra do pandeiro de Porto Alegre, Naná Senna, sobrinha e afilhada dos meus amigos Auri Ricardo e Jainara, concordo com a moça.
                Que venha o Carnaval de 2025 e suas novidades....Viva a ARTE, viva o Samba!! \0/\0\/\0\/\0\/\0/0/0/0/   

    

1 de mar. de 2024

"Nome próprio" - por Ramon Alejandro - uma exposição para movimentar sentimentos

                                                                                      Acervo da OAB/Porto Alegre

             Posentão...

             Transitar no Universo das ARTES quando as mesmas possibilitam reflexões, sentimentos, leveza, potência em relação à ocupação de espaços e oportunidades de externar ferramentas necessárias a Mundo mais igual, bonito, solidário e ousado sempre é muito bom.

             A OAB/RS e o Ateliê 1 através das mãos do artista plástico Ramon Alejandro Ruiz Velasco, meu "compa" na direção da Associação de artistas A1 apresenta a exposição intitulada "Nome próprio", de 01 de março a 04 de abril de 2024, no saguão de entrada da Sede da OAB/RS.

            Recomendo a visitação e a interatividade garantida com as telas e alguns momentos culturais envolvendo o artista, modelos e interessados/as pelo tema.

            Eu já estou me programando. Vamos??       

                            

20 de fev. de 2024

SAMBA autoral solidário - em prol do tratamento da jornalista Indaiá Dillenburg

 


                    Posentão...

                    Nem só de batucada, ritmos, confetes e remelexos temos marcado o mês de Fevereiro. Solidariedade, empatia e amizade. Dessa forma as artistas e sambistas Izabel L'Aryan e Guaira Soares organizaram um evento solidário intitulado "Tem mulher no SAMBA - 45 anos do SICOMRS - Dia internacional da Mulher.

                    Apresentação de sambas autorais em homenagem e solidariedade à recuperação de saúde da jornalista, comunicadora e escritora Indaiá Dillenburg. O evento solidário terá a renda revertida para o tratamento de saúde da "Inda", que recupera-se de uma meningite bacteriana.

                    Que Oxalá proteja a todos e todas e possa ser generoso iluminando as idealizadoras, os/as artistas presentes e o público que irá prestigiar e apoiar o evento.

Serviço:

Teatro Renascença - 20h30min - 29/02 (quinta-feira)

Ingressos à venda: LINK DE VENDA DOS INGRESSOS:

https://www.sympla.com.br/evento/sindicato-do-samba-tem-mulher-no-samba/2340832?_gl=1*g5smmq*_ga*MzU3MTkwMjY3LjE3MDgxMTAzMDI.*_ga_KXH10SQTZF*MTcwODExMDMwMS4xLjEuMTcwODExMTI2Ny42MC4xLjI2ODI4MTA3Mw..

16 de fev. de 2024

Por acaso SAMBA combina com praia? Não tenho dúvidas. Perguntem ao pessoal do Samba da Ferrugem


                                                                               acervo do Armazém


            Posentão...

            Se as férias no litoral catarinense contarem com dias ensolarados já podemos contabilizar muitas coisas positivas. E se em meio a cervejas geladas, petiscos praianos rolar um "sambinha"? Ficar melhor ainda...

         E se por acaso a banda possuir um repertório eclético que transite por caminhos do Chico Buarque, Ivone Lara, Candeia, Beth Carvalho, Monarco, Elza Soares, Revelação, Leci Brandão e muitos outros? Nem me fale...Pois, neste timbre...tivemos o prazer de conferir de perto o "Samba da Ferrugem", dos Daniels e seus parceiros.

            Em meio a tanta música bacana e descontração sobra espaços para novas parcerias e assim, fui agraciado pelo Daniel, "percussionista de grife" com um belo boné que andará comigo pelas rodas de samba deste Brasilzão.

            Que o Samba da Ferrugem possa movimentar e botar o povo pra dançar por onde passar. As boas linguas andam dizendo que, a partir de Abril tem uma agenda do grupo, bem bacana pelas bandas de Porto Alegre. É só ficar ligado....Super recomendo.   

Quer dançar com emoção? Então te joga no desfile da Orquestra de Metais Rubens Veiga - De Bagé para o Mundo

          
                                                                    acervo de imagens do Armazém 

                Posentão...

                O Carnaval pode ser considerado um evento sagrado para quem vive a festa intensamente, porque a inspiração é um momento de expressão e criatividade. Além de ser um "ganha-pão" para muita gente envolvida na construção desse grande espetáculo de cores, sons e brincadeiras o Carnaval é uma potente ferramenta de convívio social, troca de saberes, interatividade e promoção das Artes do Brasil.

                No Brasil tais manifestações culturais movimentam os povos de diferentes cantos. De Olinda, à Salvador, ao Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, RS e nas mais distantes cidades o samba pede passagem neste período.

                No período da minha adolescencia, durante as férias escolares, além das peladas de futebol dos campinhos da Mascaranhas de Moraes, eram os blocos e o Carnaval na avenida Sete de Setembro, via principal da querida Bagé, eram coisas que marcavam minha vida.

                Minha amiga pessoal Cátia Souza, responsável pela Pousada do Sobrado e nas horas vagas ritmista, foliã e incansável apoiadora do Coletivo musical mais animado da Cidade me aproximou fisicamente da função. E assim a convite do idealizador, músico, agitador cultural e ativista social Jefferson Ramires pude desfilar na "cozinha" (ou na bateria) da Orquestra de Metais Rubens Veiga. Na oportunidade tive o prazer de reencontrar meu amigo e parceiro de infancia, o professor Renato Machado e seu saxofone brilhante.

                Ao som de clássicas marchinhas e hits da música brasileira pude experimentar as emoções de um desfile de rua, na companhia de um casal de bonecos e muita gente vibrante e carnavalesca.

                Ainda bastante emocionado registro que o Carnaval/2024 entrará para as minhas melhores lembranças da festa popular. MUITO OBRIGADO pelas emoções vividas.

                    Viva longa, Orquestra de metais Rubens Veiga \0/\0\/\0\/\0\/\0\/\0/