27 de ago. de 2014

A ZONA SUL com cultura é tudo de bom



                      Muitos de nós já vimos fixados em automóveis circulando por Porto Alegre o adesivo que diz "ZONA SUL é TUDO DE BOM", né mesmo?? Pois, saibam vocês que concordo completamente com a afirmação. Embora reconheça o valor cultural de bairros como o Santana, Cidade Baixa, Partenon, Centro Histórico não posso deixar de referir o charme e efervescência da Zona Sul da cidade.
                 A beleza da arquitetura das casas da Assunção, o espaço Ibere Camargo, o shopping Barra e toda a visão que temos de nosso querido Guaíba, o calçadão de Ipanema, a imagem da Oxum protegendo aquele cantinho da Cidade, a efervescência da Restinga, o Belém Novo com seu balneário. Enfim muita coisa legal.
                Mas bacana mesmo é quando há uma agitação cultural autêntica, democrática, saudável e cheia de energia como a proposta do Domingo Cultural na Vila Cruzeiro capitaneada pelo parceiro do Armazém do seu Brasil, Zé do Pandeiro (ou Zé Evandro) o inquieto agitador cultural, professor, músico, pesquisador, compositor, percussionista, ator e, sobretudo, AGREGADOR. Por que agregador?? Pela generosidade e incansável disposição de propor uma visão de mundo diferente através da música popular. Um cara que atravessa a cidade (de manhã está na extrema Zona Norte e à tarde na Zona Sul nos dias pares e nos dias impares  num processo inverso), à noite na Cidade Baixa ou em algum outro pico que possa compartilhar ou trocar vivencias culturais e de vida só pode ser identificado como agregador.
              E o pandeiro do moço?? Nem falarei. Pergunte ao pessoal do Clube do pandeiro. Não refiro à técnica, mas sim ao poder de "iluminar" e energizar as pessoas através do instrumento. Cercado de alunos, num espaço de arquibancada de futebol ou numa roda de batuque, onde misturam-se negros, brancos, pardos, amarelos, índios, ELES, ELAS, TODOS, velhos e crianças.
Isto a meu ver de fato certifica cada vez mais o adesivo do inicio do texto. "A ZONA SUL com cultura, arte, gente e música é TUDO DE BOM".
Força e vida longa, Zé Evandro!!!
Abração,
 
Edinho Silva
 
Em tempo: Diante de uma agenda apertada, não conseguiremos armar um Sarau do Armazém no "meião" da Comunidade desta vez. Mas, prepara-te em 2015 (ou até antes...) faremos a função. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário