23 de dez. de 2014

Armazém do seu Brasil em noite de gala



             Caia uma chuva fina na noite de 16/12/2014, terça-feira em Porto Alegre. As coisas do samba e do Carnaval tornavam vibrante aquele dia. Ensaios de escolas de samba na Cidade (o já tradicional ensaio dos Imperadores do samba e a abertura dos ensaios do Império da Zona Norte), em  algum lugar da Cidade Baixa a turma dos blocos Turucutá Batucada Coletiva e o Maria do Bairro planejavam o Carnaval do bairro. No Centro Histórico acontecia o coquetel especial e exclusivo(?) para as candidatas do Grupo Intermediário A e Acesso ao Rainha do Carnaval de Porto Alegre com muitas mulatas e sambas enredos.
            No Menino Deus em plena Érico Veríssimo, 627, o Porto Boteco Alegre (novo espaço de samba de Porto Alegre) recebia o Armazém do seu Brasil em sua primeira edição ao vivo. Bate papo, roda de samba, convidados especiais e ilustres, chopp artesanal, petiscos saborosos e muita energia no ar. Nos dias que antecederam o evento, fui recebido em participação ao vivo no programa Gaúcha no Carnaval comandado pelo jornalista Claudio Brito. Bancada seleta com Luiz Armando Vaz, Renatinho Dornelles, Pai Danilo e muita gente bacana que representa o Carnaval da Cidade. Baita honraria. No mesmo instante recebia um contato do blogueiro de Carnaval Israel Ávila, responsável pelo Setor 1, veículo de maior acesso nas redes sociais na atualidade, anunciando que agregaria-se no time da divulgação de nosso evento. Mais uma honraria. 
           No outro dia ao telefonar para nossa convidada de honra, a cariucha Maria Helena Montier - a dama do microfone carnavalesco de Porto Alegre de todos os tempos, fui acolhido gentilmente pela "moça" que sem muito charme foi logo dizendo: "Edinho Silva - Acompanho teu trabalho, mesmo no Rio de Janeiro. És parceiros de grandes amigos meus e gosta de samba, assim como eu. Respeita as pessoas e valoriza quem fez história na cultura popular gaúcha. Ir no Armazém confraternizar contigo é o mínimo. To dentro!!" - disse ela. E estava mesmo, pois no dia do evento ao ser provocada interagiu com as pessoas, cantou sambas do Wilson Ney, fazendo a o povo descer da arquibancada imaginária do lugar e sambando com os Imperadores. E o nosso amigo Odir Ferreira, a voz oficial do Carnaval na atualidade?? Envolvido em compromissos profissionais ficou  na torcida distante e doido para estar na festa.
E a roda de samba da noite?? Por conta da Batucada do Armazém. Por algumas horas o Fábio Ananias, o Roberto Nascimento, Rogério Sete Cordas, o Volnei Neves, o Dodô Ananias e o Titi Martins entoaram sambas clássicos e populares. Rolou de tudo: do Cartola ao Arlindo Cruz. A empolgação foi tanta que em alguns momentos o grupo elevava o volume dos batuques e das vozes imaginando-se no ninho da Águia azul e branco. No meio da festança recebi ainda o sambista e compositor da nova geração do samba gaúcho Alan Barcelos que, apresentou seu samba "Anastácia". A quem não conhece, recomendo muito!!
          E os demais convidados?? Putz. Alto nível. Tinha de todas as frentes. O ousado e talentoso carnavalesco e professor de ritmos e danças populares Fernando Saraiva (presidente da Confraria do Zé Limoeiro, novo integrante da turma do Armazém). A empolgada turma da Universidade capitaneadas pela Cris Lunardi, Solange e a Jacira Bernardes(até o Cadinho Andrade apareceu na função depois de ter assistido em casa o "Comendador"). Velhos e novos amigos se reencontrando. Minha metade de limão siciliano e apoiadora de todas as horas - Paty Venturela também esteve firme no apoio. Noite mágica.
Ia esquecendo de uma nota importante. Tudo sob as energias e bençãos do vozinho da barba grisalha e seu inseparável leãozinho. Isto mesmo, o pai Xangô ou São Jeronimo.
         A primeira noite do Armazém foi assim. Cheia de vida e de bom astral. Em 2015 tem mais...
                Vamos??

Abraços e beijos a todos.
Edinho Silva


https://www.youtube.com/watch?v=kpeKQaQa5kA






Nenhum comentário:

Postar um comentário