9 de fev. de 2015

"Salgueiro!! Boa chance de difundir melhor a história" -Da Série Brasil mostra a tua cara - Armazém 2015



 Grupo de homens negros foi selecionado para estar no quarto carro da escola


                    Afirmar que o Brasil é conhecido mundo afora apenas por ser uma terra de futebol e Carnaval não configura-se uma máxima. Particularmente, nunca "assinei" e tampouco, concordei com tais afirmações. Simples. Além das riquezas naturais, de sua gente, de seus costumes e de suas histórias podemos afirmar a resistência de aprimoramento para um país melhor e um lugar de destaque no cenário mundial, seja econômico, científico e cultural. Mas tal situação é nova?? NÃO. Tem alguma relação com alguma bandeira partidária ou política?? NÃO. Acredito mesmo é na sua GENTE. E por confiar nisto tenho aprofundado meus estudos e leituras sobre a cultura, cidadania, direitos e deveres de nosso cidadão, a justiça social para todos, entre outras coisas. Lógico que, a última participação da Seleção Brasileira (e o maldito resultado do jogo contra a Seleção Alemã descaracterizou um pouco mais "a Nação da bola). Embora muitas pessoas que conheço (brasileiras e moradores desta terra), insistem em apontar de forma mais triste o caos completo, reafirmo que, os problemas que temos podem ser identificados em qualquer nação, qualquer sistema político ou com qualquer dirigente. COISAS DO SER HUMANO.
                Depois de toda esta introdução, quero compartilhar um pouco do que penso sobre o Carnaval no Brasil, as festas momescas ou ações de manifestação popular (como queiram). Diante das inúmeras ferramentas que dispomos para difundir nossas lutas, identificar e mostrar nossa HISTÓRIA, valorizar pessoas e acontecimentos não podemos descartar o Carnaval como um "FORTE ALIADO". Além de ser um grande espetáculo de arte, criatividade, cor, visibilidade (que o digam os investidores econômicos no evento) anualmente transforma-se em uma grande vitrine expositora.
                     No Carnaval de 2015, uma das mais tradicionais escolas de Samba carioca - O Salgueiro - trará como tema um pouco de história de Minas Gerais. "Do fundo do quintal, saberes e sabores na Sapucaí..." o título do tema e quem assina é o premiado carnavalesco Renato Lage. São aguardadas muitas surpresas e coisas bonitas na avenida. Eu não tenho dúvidas, pois o tema conforme sinopse da escola desvenda mistérios, enaltece povos, comidas e costumes daquele canto do Brasil. Tudo bonito?? Nem tanto. Ao ler uma postagem de uma jornalista amiga do Armazém, Fernanda Carvalho, responsável pelo blog http://emnegritto.zip.net/, fui alertado para uma situação a ser apresentada pela Escola de Samba citada no mínimo perversa. Trata-se de um carro alegórico com a presença de 86 jovens negros musculosos, simbolizando o sofrimento dos escravos daquele período. Tal preparação e anúncio agitou as Comunidades, o barracão, a quadra e aqueles que acompanham o Carnaval. EU, TAMBÉM, COMPARTILHO com a jornalista o desconforto com a proposta. "Quando chega o ponto em que um carro cheio de negros chama atenção no carnaval... daí tem que apagar a luz e acabar com tudo mesmo! Os que empurram o tal carro não causam estranheza por que?!" Concordo. Mas, e quando as mulatas e passistas desfilam em trajes sumários o apelo não é o mesmo?? Quando em alas e distribuídas pela escola, não. Como o tema também enaltece a culinária mineira por que não enormes alegorias simbolizando a escravidão e os mesmos negros e negras (poderia ser com os mesmos trajes) identificando-se com renomados Chefs de cozinha?? Se o objetivo era sensualizar e mostrar gente bonita continuaria mantido.
Embora já formado em Turismo pela Faculdade São José o passista gari Renato Sorriso, mesmo tendo visitados alguns países da Europa levando a cultura do Brasil continua na mídia com sua inseparável vassoura. Campanha publicitária para a COMLURB pode, para o Ministério do Turismo?? Nem pensar...
                 Um trecho da sinopse do enredo traz o seguinte:  " Todos em uma só voz entoam as angústias e as glórias de um povo que sobreviveu à escravidão. Todos honram à padroeira da cidade do Serro, nas figuras de índios, reis, juízes e marujos. Aqui as três raças se consagram: índios, brancos e negros louvam em uníssono àquela que guarda e protege a todos sem fazer distinção. ...a terra e a vida lhes deram sob a bênção de Nossa Senhora, cantando, seguindo em procissão, e, é claro, compartilhando os quitutes da boa mesa, da divina comida mineira, temperada com uma boa pitada de generosidade". Então se as tres raças se consagram por que não prever no caminhão os mesmos carnavalescos fantasiados de marujos, reis, juízes?? Enfim...apontaram na vaidade das pessoas e sobrou gente no "tal caminhão"!!!      
           Alguns parceiros da comunicação chegaram a afirmar: "Chega de tronco!!". A idéia não é ruim...principalmente, numa festa popular onde a predominância de pardos, negros e mestiços é muito maior. E cá entre nós, "negociar" postos de destaque nas Escolas de Samba é feio...Não achas, sra. rainha da bateria??

Edinho Silva
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/11/vassoura-e-meu-passaporte-diz-gari-renato-sorriso-simbolo-carioca.htm










Nenhum comentário:

Postar um comentário