8 de jun. de 2015

Exposição AGÔ - Mais um pedaço da negritude de Porto Alegre no interior da Academia

Foto de Instituto Cadê Zumbi?
 
 
                   Após participar de um painel cultural intitulado Conversações Afirmativas 2015, uma roda de conversas promovida pelo DEDs - Departamento de Educação e Desenvolvimento Social, da PROREXT/UFRGS que trazia como pano de fundo as Rodas de Capoeira, em Porto Alegre e no Estado cruzei o pátio da Universidade e fui prestigiar a Exposição Agô - presença negra em Porto Alegre: uma trajetória de resistência.
                    A atividade dos bate papos foi muito enriquecedora, pois contou com a presença de técnicos da UFRGS interessados na temática, representantes do IPHAN, mestres e contramestres capoeiristas, jovens acadêmicos e muito conhecimento empírico (e de raiz) solto pelo ar. Muito bacana. O desfecho, porém não poderia ser melhor. A visitação e o prestigio à exposição promovida por acadêmicos de Museologia da UFRGS que buscaram através "...da percepção da invisibilidade, do silêncio, de muitas ausências e do quão pouco se sabe sobre a participação do povo negro na vida e no desenvolvimento da capital gaúcha Porto Alegre..." um pouco das histórias, dos registros, das imagens e das energias que o tema assegura.
                   Foi a partir da constituição de um Comitê científico comunitário que foi embasado toda a pesquisa, de modo a acrescer aos aspectos teóricos/metodológicos, as vivências do povo negro que fizeram um pouco da história de Porto Alegre. Em minha visita ao Museu Felizardo Furtado em outra oportunidade já havia me aproximado um pouco da temática.
Segundo os curadores que me acolheram na visita a proposta buscava mergulhar numa história negada, a partir das pessoas que a fazem no seu dia a dia e com o apoio do Coletivo Catarse foi possível agregar aos recursos disponibilizados pela Universidade e estruturar a montagem de AGÔ, que vai até o dia 28 de junho de 2015.
                  Eu RECOMENDO MUITO!!
                Onde fica??  Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Mezanino -                                             Avenida Osvaldo Aranha, 277 - Campus Centro - Porto Alegre/RS.
 
                                            Edinho Silva
 
Em tempo:
No dia 11, próxima quinta feira, das 15h as 17h, o amigo do Armazém Guto Africanamente ministrará uma aula aberta e gratuita de capoeira angola da Exposição "Agô!  Bóra lá fazer uns movimentos e trocar umas ideias.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário