8 de jun. de 2015

O pessoal do CETE está nos convidando: Vamos discutir GESTÃO??



            Sempre é muito positivo compartilhar conhecimentos, discutir conceitos, reflexões sobre práticas e teorias, construção coletiva, ações de comando, administração e poder. SEMPRE É MUITO SAUDÁVEL trocar experiências em qualquer área de atuação. Seria possível discutir "Gestão no Carnaval" ou "Gestão na Cultura Popular" como um todo?? Lógico que sim.
E o seleto grupo de estudiosos e a coordenação do CETE - Centro de Estudos de Temas Enredos, representados na pessoa do pesquisador e temista presidente Sérgio Peixoto oportuniza o segundo módulo de estudos com este tema a ser debatido - a Gestão no Carnaval. O painelista convidado é Gustavo Giró, presidente da Escola de Samba Embaixadores do  Ritmo, atual vice campeã do Carnaval de Porto Alegre. O encontro promete ser efervescente.
             Segundo o dicionário Aurélio a Gestão pode ser definida como o ato de gerir ou gerência e aponta a palavra administração como sinônimo. Alguns autores, no entanto, entendem que administração possui uma conotação diferente do vocábulo gestão já que esta, mais recentemente, passou a significar a interferência direta e ampla dos gestores nos sistemas e procedimentos empresariais ou coletivos. Neste sentido, gestão poderia ser definida como o gerenciamento do conjunto de ações e estratégias nas organizações, de maneira holística, visando atingir seus objetivos.  Pois o formato de Gestão na Embaixadores é assim desde 2010 (vide no final da postagem) 
              Particularmente, não aprovo muito o conceito defendido pelo presidente convidado. Explico: "Na minha modesta opinião, a cultura popular tem o viés principal no fato de priorizar uma construção coletiva a partir da arte, da criatividade e da ousadia. Vibro com aquelas agremiações que, mantém seus integrantes e simpatizantes envolvidos o ano inteiro com a construção de seus Carnavais. Refiro-me a incorporar o espírito de irmandade, de construção conjunta, de carinho com as costureiras da escola, com os primeiros requebros da pequena cabrocha, com a feijoada das alas, com as oficinas dos ritmistas, enfim com o cotidiano vivido entre o temista, o figurinista, o profissional do barracão, o integrante, seus conselheiros e a Diretoria da Escola. Adquirir fantasias já utilizadas em outros desfiles não só inibe a criatividade dos artistas, como distancia-se do objeto maior que é a "função diária" de uma Escola de Samba. Ao contrário de comprar os adereços, aviamentos e materiais e participar do agitado mundo do pré-Carnaval quando o frio na espinha está presente (será que a fantasia ficará pronta?? E o chapéu?? O calçado??) encomendar pela internet alegorias e fantasias de Carnavais passados para adaptar o meu enredo (será que é meu??) não acho muito saudável." Coisas para a tarde quente, do CETE.
          Quer participar do aprendizado?? Te organiza e te inscreve. RECOMENDO com letras maiúsculas, assim como o filme "30" - sobre a vida e obra do Joãozinho Trinta para o sábado à noite.
             Eu vou!! Vai pipocar??
 
Edinho Silva
 
Serviço:
           As inscrições para o Módulo 2 do curso de tema enredo podem ser feitas na hora do evento, no sábado, na Assembleia, ou antecipadamente pelo e-mail cete.temaenredo@gmail.com.
O curso terá a duração de 12 encontros, sempre aos sábados, às 14 horas, de 13 de junho a 29 de agosto de 2015 e o valor para toda qualificação é de 80 reais (não-sócios do Cete) ou 40 reais para os sócios do CETE. Podendo ser depositado na Caixa Econômica Federal Agência 0443 – C/C 2983-5 – Operação 003 ou pago na hora da abertura do evento.
 
fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário