15 de jul. de 2022

Por que as rodas de samba tocam as mesmas músicas??

 


                                        Imagem de roda samba - acervo público

Posentão...

Outro dia conversava com amigos músicos da noite sobre uma triste constatação que fiz ouvindo relatos de quem prestigia as rodas de samba e bailes por Porto Alegre. "Puxei uma conversa" para refletirmos sobre algo que me entristece como costumaz defensor das manifestações populares e rodas de samba como "ações de entretenimento, cultura e convívio social".

Por que com tantas formações experientes, com músicos de reconhecido talento, diferenciada técnica e experiência para "dar aula" na execução das músicas mantem por anos a fio, os mesmos repertórios? Passa semana, chega o sábado, entra o salário, sai salário, agenda na estética, rola contatinhos, baldes de plástico nas mesas, bebidas geladas e o repertório das bandas, dos cantores e cantoras permanecem os mesmos?

Seria "comodismo" dos grupos em ensaiar novos hits??  Fragilidade nas lideranças das bandas?? Escassez de novos "sucessos"?? Preguiça de arriscar executar novas músicas?? Medo de propor novidades em relação às músicas tocadas?? Medo de aprofundar as pesquisas musicais?? O temor de encarar os contratantes com  novas propostas de repertório?? Na oportunidade, muitas respostas surgiram...diferentes, aliás.

Alguns garantiam que os fatores não são poucos, que iam desde a aceitação do público que não estaria habituado a ouvir músicas dos mesmos compositores e cantores/as serem executados com outras melodias. Sinceramente, algo me sugere que há muito COMODISMO, como muita coisa na vida. Não posso acreditar que, um disco/cd com uma dúzia de faixas possa conter ou representar APENAS UMA que tocou nas rádios ou caiu na boca do povo, por intermédio de programas televisivos.`É MUITO POUCO e, sinceramente, desrespeitoso com a obra autoral do/a artista.

Por exemplo: os djs sabem que se a pista está esvaziando e ELE encontrar o hit do Tim Maia que diz "...não quero dinheiro e só quero amar..." o salão lota novamente. Sinceramente, acho que a pesquisa do profissional foi fraca, afinal a "obra dançante" do falecido Sebastião Maia é robusta demais.

No gênero do samba cito alguns compositores como Almir Guineto, Reinaldo, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Leci e outros tantos. Todos  os citados e citadas possuem MARAVILHOSAS COLETÂNEAS de sucessos em sua biografia. Alguns intérpretes e outros compondo, inclusive. Não há roda de samba que não cante os sambas: Conselho (Guineto), Deixa a vida me levar (Zeca), Retrato cantado do nosso amor(Reinaldo), Vou festejar (Aragão) interpretado pela Beth e Zé do caroço (com a Leci), para citar apenas alguns. Não, né?? Cada um dos citados e citadas possuem no mínimo, algumas dezenas de obras na sua conta.

Então, sinceramente...pode ser medo de ser rejeitado pelo contratante e pelo público e a tímida disposição em aprofundar-se nas obras dos caras...E como resumiria isso?? Investem no entretenimento e não na Cultura que isto representa.

Tenho dito....  

Nenhum comentário:

Postar um comentário