20 de out. de 2010

Gastronomia italiana e suas variações



E o final de semana da tia Cenira, como foi? Bah, nem gosto de comentar. Toda faceira reuniu alguns casais amigos do Armazém e foi prestigiar mais um galeto dominical de uma Ala de Baianas de uma conhecida Escola de samba da cidade. Os convites anunciavam petiscos na entrada, um delicioso galeto, “ilhota” de massas, buffet de saladas e frutas da época.
Chegando no local a turma custou a achar uma mesa que acomodasse as 14 pessoas do grupo. Depois de algum esforço conseguiram assentos. Tia Cenira estranhou a indiferença com que foram tratados seus amigos, nenhum representante da Agremiação, nem da Ala, tampouco, suas amigas que venderam os convites vieram recepcioná-los. Enfurecida, Tia Cenira foi acalmada pelos amigos e convencida a sentar-se para esperar o “tal banquete” anunciado no convite. Tanto ELA, quanto as amigas foram surpreendidas  com as entradas (com meio salsichão em cada prato servido como petisco). Logo em seguida foi servida o galeto e a massa. Num prato plástico(daqueles de aniversário, manja?), uma porção de massa tipo parafuso com molho pronto de pacote, uma coxa e uma sobrecoxa assadas no ponto (de incêndio, torradas), saladas de tomate e cebola, decorada com uma folha de alface. E as frutas da época? Uma bergamota e uma banana caturra para cada um. Quem quisesse poderia trocar por um laranja.
Tia Cenira, roxa de vergonha, por ter feito um marketing gigantesco do tal almoço, consultou às pressas seu marido, Dr. Totonho, sobre  as finanças do casal. Recebeu um aceno positivo de cabeça. Reuniu toda sua galera e rumou até o Armazém. Lá com a autorização do tio João, o dr. Totonho e o Marquinhos, seu genro,  colocaram o “latão” na calçada e providenciaram um animado churrasco às pressas. Sua mulher, tia Cenira, anunciou que, o churrasco era por conta do casal e o dinheiro do GALETO seria devolvido naquele mesmo momento. Solidários com o casal e com os demais amigos do Armazém, a galera decidiu não aceitar a devolução do pagamento, com uma condição imposta ao Sr. João: comer pão com carne assada, sambar durante a tarde e beber TODA a cerveja gelada do bar. Devidamente pagas pelos clientes.
Para quem iria comer tomate, cebola com coxa e sobrecoxa tostadas a R$15,00, foi muito bom negócio ter acompanhado a Dona Cenira. Não acham??   


Um comentário:

  1. Oi, Edison
    Achei legal o seu Blog com suas histórias e vivências pessoais. Principalmente essa matéria sobre gastronomia italiana. Que delícia!
    Um grande abraço!

    Suzete

    ResponderExcluir