9 de out. de 2014

O rádio e seu alcance



              Posentão...

              Não é tarefa muito fácil manifestar-se de forma sucinta sobre algo que gostamos. Quem me conhece um pouco sabe que sou um sujeito "ligeiramente esquisito". Há momentos que falo demais, outros emudeço. Em algumas rodas de conversas monopolizo as falas, em outras nem meu nome consigo dizer. Mas acredito que seja mais um mistério da vida. Nossa orelha esquerda nos provoca a do lado direito nos freia.
              Mas o assunto rádio e tudo que o cerca, confesso dobrar os joelhos. Por que?? Posso comunicar com as pessoas, perco minha timidez, ganho minha ousadia, escuto músicas que adoro, me sinto obrigado a ouvir aquilo que não gosto tanto (afinal, o rádio é uma ferramenta democrática. To certo produção??). Provocado pelo prazer que tenho em ouvir rádio fui buscar uma qualificação na FEPLAM. Naquele convívio entre doidos, num grupo heterogêneo onde loiro compunha samba, índios cantavam tangos, senhoras tinha voz de "gatinha", mocinhas tinham voz firmes e aveludadas, os apaixonados por futebol comentavam e narravam suas partidas. Enfim, tempo bom...
Passado algum tempo fui convidado para elaborar, produzir e apresentar um programa de rádio. Isto mesmo. Naquele momento nascia o Armazém do seu Brasil, na rádio Estação Web (Culpa tua Rogério Barbosa, seu irresponsável!!). Era apresentado em uma única edição semanal (aos domingos, das 13h às 15h). Os números foram tão positivos que passamos a apresentar uma reprise nas quartas-feiras. E o que eu pensava sobre tudo isso?? Nas nuvens, pois uma rádio web atingiria dezenas de casas e ouvidos com o samba que escolhia, minhas considerações sobre o Brasil, minhas reflexões e o grupo de pessoas que aumentava gradativamente. Hoje, o Armazém do seu Brasil está consolidado na grade da emissora. Audiência de várias partes do Brasil, da América Latina e do Mundo (Ouvintes em Amsterdan, República Tcheca, Portugal e Alemanha).
               O tempo passou e fui bater na porta do NUCC para ampliar meus conhecimentos. Putz!! Coisa boa!! BEM BOA. E o que é o NUCC?? Núcleo de Comunicação Comunitária da Fabico/UFRGS. E o que discute, propõe este coletivo de jornalistas, professores, acadêmicos, pessoas comuns, pensantes, publicitários e interessados pelo rádio?? Eu poderia contar detalhadamente sobre minhas vivências, aprendizados e troca de conhecimentos que adquiri por lá. Mas não vou. Sugiro que façam através da participação da próxima oficina de rádio comunitária que começa na outra semana (conforme flyer acima).
              Aparece por lá: os incansáveis Rodrigo Jacobus, o Matheus, a Jade, a Flavinha, o Caco, a professora Ilza Girardi, Clarissa e todo o time que promove a comunicação "sem donos", sem limites e com o desafio de atingir e informar um maior número de pessoas possíveis neste NOSSO BRASILZÃO.
          Eu to dentro da "barca"...e tu vai ficar no Cais??

Edinho Silva  

Quer ouvir o Armazém do seu Brasil??
Acessa lá www.radioestacaoweb.com
Todos os domingos, das 13h às 15h e nas quartas-feiras, a partir da meia noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário