22 de ago. de 2018

Na "Federal" também tem música popular

                                                                                                                              Acervo do artista

Posentão...
        Coisa bem boa é a "acadimia" acolher de braços abertos a música popula brasileira. Isto mesmo. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, possui desde 2012 o Bacharelado em Música Popular. Uma das idealizadoras foi a professora Luciana Prass, cavaquinhista e multi-instrumentista, graduada em Bacharelado em Música - Cordas ou Sopros/Violão (1993), Mestrado em Música - Educação Musical (1998) e Doutorado em Música - Etnomusicologia (2009) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período de Estágio de Doutorado Sanduíche na University of Illinois at Urbana-Champaign. 
         Docente com atuação e larga pesquisa no campo das artes e da música. Desde 1993 integrando o Grupo de Estudos Musicais - GEM/UFRGS, coletivo interdisciplinar de formação acadêmica e atuação profissional na área de Etnomusicologia / Antropologia da Música, formado por professores e estudantes do PPGMUS/UFRGS e do PPGAS/UFRGS e membro-fundadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos - NEAB/UFRGS e experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomusicologia, música popular, tradições performáticas afro-brasileiras, comunidades quilombolas e educação musical. 
          Pois, sua aproximação com a cultura popular e a música do RS não é nova. Sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS apresenta um rico cenário da escola de samba porto-alegrense, onde aprofundou seus estudos a partir da modelagem de um ritmista bamba no seu instrumento como ela mesma pôde experimentar, captando novas formas de aprender e fazer música. 
          Assim na oportunidade que o grande Nei Lopes, foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela UFRGS, pode apresentar-se ao lado de 3 acadêmicos do curso e evidenciar a beleza dos estudos e resultados na vida de cada um e no cotidiano da Universidade. Além do grande violonista Max Garcia, outras duas colegas percussionistas na companhia da professora puderam celebrar o evento ao som de sambas inesquecíveis do "Doutô" do Samba. 
Até a próxima...eu volto, hein?
Edinho Silva - direto dos Pampas e do Armazém do seu Brasil

Texto publicado no blog "Causos e canções" do carioca Marcos Salles, em julho de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário